A Prefeitura de Hortolândia, duplicará a avenida da Emancipação, desde o Hospital Municipal até a empresa Magneti Marelli, único trecho onde a via possui pista simples. O projeto de obras já está em desenvolvimento e a ação deve iniciar nos próximos meses. O trabalho complementará as obras do Corredor Metropolitano Noroeste “Vereador Bileo Soares”, ação de responsabilidade da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
A duplicação da avenida viabilizará o acesso viário ao Corredor Metropolitano na altura do cruzamento com a avenida Olívio Franceschini. Por meio da construção de mais uma pista na Emancipação, serão criados retornos nos dois sentidos da via. Já as faixas de rolamento permitirão que os veículos que saem do Corredor entrem na via urbana com segurança.
A duplicação faz parte do pacote de intervenções “Hortolândia Mais Bonita”, que tem objetivo de melhorar o sistema viário em todas as regiões e embelezar a cidade, com obras de ampliação do sistema viário, construção de pontes e viadutos, implantação de parques ambientais e outras.
Algumas obras deste pacote já iniciaram, como a ampliação de sistema de drenagem de águas pluviais no Jardim Amanda, com abertura de novo sistema viário. A intenção da Secretaria de Obras é que a duplicação da avenida da Emancipação aconteça de forma simultânea às obras do trecho 1 do Corredor Metropolitano. Assim, no primeiro semestre de 2016, o cruzamento já estará completamente implantado.
Semáforos
No início desta semana, o prefeito Antonio Meira se reuniu com o presidente da EMTU (Empresa Metropolitana e Transporte Urbano), Joaquim Lopes, para tratar sobre as próximas etapas de obras do Corredor Metropolitano. Durante o encontro, a EMTU informou que foi aprovado o projeto de obras que prevê sinalização semafórica no cruzamento da avenida Olívio Franceschini com a avenida da Emancipação. As obras do trecho 1, que compreende este cruzamento e a ligação viária da avenida Olívio Franceschini até o acesso à Ponte da Integração pelo Jardim Santa Rita de Cássia, devem receber licença ambiental da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) ainda neste mês. A previsão da EMTU é que o serviço comece a ser executado em setembro.
Após a execução do trecho 1, a EMTU iniciará os trabalhos de implantação do trecho 2, que integra a continuidade do traçado desde a Ponte da Integração até o Jardim Nova América. A próxima etapa, chamada trecho 3, será a ligação do Jardim Nova América à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), na altura do Parque Perón. Neste bairro também está prevista uma Estação de Transferência de Passageiros. Além destas etapas, as obras do Corredor Metropolitano em Hortolândia incluem a construção de um Terminal no bairro Terras de Santo Antonio.
Atualmente, a EMTU trabalha na construção de uma Estação de Transferência de Passageiros na avenida Olívio Franceschini, na altura do Parque dos Pinheiros. De acordo com a empresa metropolitana, a obra será concluída ainda neste ano.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98