Nossa Cidade

Em visita à entidade, prefeito valoriza papel do terceiro setor

 

Algodão doce, cachorro quente, refrigerante, piscina de bolinhas, tobogã inflável, apresentações culturais e muitas brincadeiras para celebrar uma data especial para os pequeninos. No Instituto Esperançar, antigo grupo Arja (Aliança Revolucionária Jovens em Ação), a festa antecipada do Dia das Crianças, realizada na manhã desta quinta-feira (04/10), contou com a presença do prefeito Angelo Perugini e do secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanázio Bueno. A visita tem o objetivo de ampliar o diálogo e o relacionamento da Administração Municipal com o Terceiro Setor. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, atualmente, cerca de 30 entidades sociais, entre cadastradas e não cadastradas, atuam em Hortolândia.

Anuncio


“As entidades fazem este trabalho importante para servir à comunidade. Fazem um papel que é do serviço público e também da sociedade. Hortolândia é uma cidade grande, ainda com poucas opções de lazer, e as crianças precisam deste acompanhamento no período oposto ao escolar, precisam de acolhimento, de um local onde possam se desenvolver e ter a possibilidade de fazer novos relacionamentos. São crianças e jovens com potencial, que recebem acolhimento nesta entidade, sendo atendidos com dedicação e amor. No futuro, a Prefeitura quer cuidar de todas as crianças o tempo inteiro, mas vamos continuar apoiando as entidades. Até lá contamos com o apoio de instituições como o Instituto Esperançar, onde aprendem tantas coisas: pintura, dança, artes, futebol, informática. O ser humano não é só trabalho. É também, mas não só. Vim aqui hoje trazer o meu abraço e dar os parabéns ao trabalho feito nas entidades”, ressaltou Perugini.

Durante a visita, o prefeito assistiu à apresentação de dança de rua, feito por crianças e jovens aprendizes do Esperançar. Guiadas pelo Professor Ray Campos, Laura Maria Jesus Gomes e Yasmin Souza, ambas de 10 anos, e Laryssa Schimerski, de 15, se unem à experiência de Wesley Yago, de 18; Alaine Guimarães, de 21, e Aline Steklain, de 27, que já seguem por outros caminhos, mas estão sempre ligados à instituição. Laura começou bem pequenina, aos três anos; Alaine, que estudou a “street dance”, de 2010 a 2016, atualmente cursa a faculdade de Educação Física e pretende trabalhar na área. “Esta experiência me ajudou muito e ainda ajuda na hora de criar, de montar coreografias. Aqui fiz muitas amizades. Volto sempre para reencontrar os amigos”, diz a jovem.

Segundo o secretário Régis Bueno, a aproximação entre Prefeitura e agentes do Terceiro Setor “faz com que o Poder Público interaja com as organizações sociais da cidade, que elas mostrem o trabalho que fazem e apresentem as dificuldades para que a Prefeitura possa não apenas auxiliar, mas trabalhar conjuntamente com a instituição que colabora para que a cidade cresça com mais justiça social”. A ideia é que, periodicamente, o prefeito visite as demais instituições sociais de Hortolândia.

Para o presidente do Instituto Esperançar, Victor Costa, a visita do prefeito é importante, pois representa uma valorização das ações ali realizadas. “Ele já conhece o Instituto, mas é importante acompanhar nosso trabalho, ver o desenvolvimento das crianças e adolescentes aqui”, avalia. Criado em 2004, o Esperançar atende aproximadamente 150 crianças e jovens, dos 4 aos 17 anos, a maioria moradores do próprio Remanso Campineiro, mas também da Vila Real e da região da Taquara Branca, de acordo com Costa. A entidade está localizada na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40, e oferece diversas atividades no chamado “contra turno escolar”, na área de convivência e fortalecimento de vínculos, dentre elas futebol, inglês, cidadania, música, grafite, balé e dança.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo