Ação em sintonia com a campanha “Junho Violeta”, pela conscientização da violência contra a pessoa idosa, aconteceu nesta quarta-feira (20/06), no Observatório Parque Escola
Cerca de 350 pessoas, a maioria com 60 anos ou mais atendidos na rede de assistência social do município, participaram, na manhã desta quarta-feira (22/06), do evento de “Enfrentamento à violência contra a pessoa idosa”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. O encontro aconteceu em meio às árvores no Oape (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jd. Santa Clara do Lago, contando com a presença de vereadores; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros; e dos secretários municipais de inclusão Social, Francisco Raimundo da Silva (titular) e Roberta Morais Diniz (adjunta) e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues (adjunto).
Além da distribuição de panfletos e falas de orientação sobre o combate à violência contra o idoso, houve também atividades voltadas ao bem-estar, como a prática da ginástica chinesa Liam Gong, e momentos de recreação e lazer, como o jogral apresentado por idosos do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Jd. Rosolém e o teatro, com membros do CCMI Remanso Campineiro, órgãos da Secretaria de Governo. Os grupos participantes vieram do Jd. Amanda, Jd. Rosolém, Jd. Brasil, Remanso Campineiro e Jd. Santa Clara do Lago.
“Além de trabalhar a consciência da sociedade sobre políticas de enfrentamento à violência ao idoso, o evento teve um caráter integrador, reunindo idosos que participam das mais diversas atividades em nossas unidades, nos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), nos CCSs (Centros de Convivência Social). É importante porque a gente trabalha o nível de consciência para a importância do idoso na nossa sociedade. O idoso é o responsável pela riqueza da cidade e da nação. Buscar essa valorização é uma forma de fazer com que as pessoas valorizem muito o histórico de cada um e o legado seja a verdadeira riqueza de uma pessoa, que idade e a cronologia contam muito pouco diante do legado que cada um deixa, o da pessoa que trabalhou a vida toda”, ressalta o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98