Em reunião com representantes da InvestSP nesta quarta-feira (8), no Paço Municipal, Hortolândia apresentou seu Programa de Eficientização Energética, que tem transformado a gestão pública através de soluções sustentáveis.
O prefeito Zezé Gomes recebeu Elisabete Donato e Carolina Gonçalves, da agência de investimentos paulista, para detalhar o modelo que já economiza mais de R$ 5 milhões anuais aos cofres públicos e desperta interesse para replicação em outros municípios.
O programa inclui a instalação de 21 usinas solares fotovoltaicas em pouco mais de dois anos, que hoje abastecem quase a totalidade dos mais de 200 prédios públicos municipais. A iniciativa coloca a cidade em destaque no cenário estadual pela capacidade de inovar e transformar desafios ambientais em oportunidades de economia e eficiência.
Além da energia limpa, Hortolândia avança na mobilidade sustentável. Recentemente, foi firmado contrato com a Caixa Econômica Federal para a aquisição de oito ônibus elétricos, com previsão de chegada para o início de 2026. A cidade já conta com mais de 60 km de ciclovias, com meta de expandir para 100 km até 2028, promovendo a interligação de todas as regiões.
O compromisso ambiental se completa com a preservação de 109 nascentes catalogadas e o plantio de mais de 200 mil árvores desde 2017. A transformação de áreas degradadas em parques socioambientais e cinturões verdes consolida Hortolândia como referência em urbanização sustentável, unindo desenvolvimento econômico e qualidade de vida.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










