O trabalho coletivo dos educadores de Hortolândia recebeu um importante reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), com a inclusão do livro “Território de Saberes e a Escola-Outra: a educação como conceito de integralidade” em um material de formação do Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal.
A obra, que reúne produções dos profissionais da cidade, foi indicada como leitura complementar no documento “Módulo 2: Fundamentos da Educação Integral”, utilizado para a formação continuada de secretários de Educação e equipes técnicas de todo o Brasil. Este reconhecimento destaca o compromisso de Hortolândia com a implementação de políticas de educação integral, que visam ampliar o aprendizado além dos limites da sala de aula.
O livro de educadores de Hortolândia reconhecido pelo MEC
O livro de Hortolândia aparece na seção “Para saber mais!” do referido material, no capítulo 2, que trata dos “Fundamentos da Educação Integral como direito”. O conceito central apresentado é o de compreender a cidade como um “território educativo”, defendendo que a aprendizagem deve ser integrada ao contexto da comunidade e aos espaços urbanos, e não restrita às paredes da escola.
“Território de Saberes e a Escola-Outra” é o resultado de um processo formativo que envolveu educadores da rede municipal e professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia. O projeto foi viabilizado através de um Acordo de Cooperação firmado em 2021 entre a Prefeitura e a UFSCar.
A coletânea, organizada por renomados acadêmicos e educadores locais, reúne 13 artigos, sendo 10 de autores da rede municipal de Hortolândia e 3 de docentes da UFSCar. O prefácio da obra foi escrito pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, e a obra está disponível em formato de e-book, acessível ao público.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









