O trabalho coletivo dos educadores de Hortolândia recebeu um importante reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), com a inclusão do livro “Território de Saberes e a Escola-Outra: a educação como conceito de integralidade” em um material de formação do Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal.
A obra, que reúne produções dos profissionais da cidade, foi indicada como leitura complementar no documento “Módulo 2: Fundamentos da Educação Integral”, utilizado para a formação continuada de secretários de Educação e equipes técnicas de todo o Brasil. Este reconhecimento destaca o compromisso de Hortolândia com a implementação de políticas de educação integral, que visam ampliar o aprendizado além dos limites da sala de aula.
O livro de educadores de Hortolândia reconhecido pelo MEC
O livro de Hortolândia aparece na seção “Para saber mais!” do referido material, no capítulo 2, que trata dos “Fundamentos da Educação Integral como direito”. O conceito central apresentado é o de compreender a cidade como um “território educativo”, defendendo que a aprendizagem deve ser integrada ao contexto da comunidade e aos espaços urbanos, e não restrita às paredes da escola.
“Território de Saberes e a Escola-Outra” é o resultado de um processo formativo que envolveu educadores da rede municipal e professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Hortolândia. O projeto foi viabilizado através de um Acordo de Cooperação firmado em 2021 entre a Prefeitura e a UFSCar.
A coletânea, organizada por renomados acadêmicos e educadores locais, reúne 13 artigos, sendo 10 de autores da rede municipal de Hortolândia e 3 de docentes da UFSCar. O prefácio da obra foi escrito pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, e a obra está disponível em formato de e-book, acessível ao público.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.









