O Departamento de Assistência Social da AD Hortolândia (Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Min. Belém), reuniu nesta quarta (21) dezenas de voluntários, para distribuir refeição para cerca de 350 moradores em situação de rua no Centro de Campinas (SP).
Foram distribuídos sopa, suco, água, agasalhos e cobertores em locais estratégicos, pontos em que pessoas em situações vulneráveis sobrevivem. Os voluntários também compartilharam atenção e palavras amigas com os moradores.
Louvores e orações uniram moradores em situação de rua e voluntários, juntos de mãos dadas realizaram várias preces.
Para uma voluntária a ação foi uma oportunidade de conhecer de perto a realidade de muitas pessoas que vivem à margem da sociedade. “Foi a primeira vez que participo como voluntária de um trabalho de ação social com moradores em situação de rua, fiquei espantada com a quantidade de jovens que vi aqui, são centenas; todos condenados ao vício das drogas; esta visita despertou em mim o desejo de evangelizar, de acolher, de falar do amor de Jesus. ” Relata Cleonice Oliveira, 62 anos voluntária na ação social.
Embalada pelo som dos louvores uma moradora de rua se aproxima de braços abertos cantando e se juntando ao grupo de voluntários. “A visita de vocês alegra muito a gente que mora não rua, gosto muito de louvar, acho que já cantei mais de 10 louvores aqui hoje, tenho muita vontade de mudar de vida. ” A moradora ainda cobra a presença da igreja nas ruas “ vocês não podem parar com este trabalho de pregação, aqui tem muita gente carente de ouvir uma a palavra de Deus, somos tratados como lixo pela sociedade, eu sei que Deus me ama, e vocês são mensageiros Dele, devem perder o medo e levar a mensagem de Jesus com mais frequência. ” Comenta Eva Botelho, 36 anos moradora em situação de rua.
Centenas de pessoas passaram pelo local para retirar a sopa e o agasalho, como o jovem Gustavo de Jesus de 25 anos – “ Estou na rua aproximadamente 12 anos, quando vi vocês aqui cantando me recordei do meu tempo de criança na igreja, aceitei a Jesus aos 9 anos de idade e jamais imaginaria que viveria a situação que vivo hoje, abandonei minha fé, desobedeci meus pais; minha família perdeu a confiança em mim; já passei por várias casas de recuperação, acredito que um dia terei para sair dessa vida” relata.
Foi possível constatar durante as entrevistas que nem todas as pessoas beneficiadas pela ação eram moradores em situação de rua, muitos são pessoas desempregadas, ou que vivem sem renda e que no momento passam por estágios de vulnerabilidade social e nutricional. “Não sou moradora de rua, mas não posso negar a minha necessidade, não sou aposentada, não consigo obter outra renda, conto com a ajuda para sobreviver; estava com fome e sem dinheiro quando passei e vi vocês distribuindo esta sopa maravilhosa, estava uma delícia, agradeço a Deus por tudo. ” Explica Susy de Mello, 67 anos.
O desemprego, a crise econômica, as drogas, o álcool e a incompreensão nos lares tem levado centenas de pessoas a viverem nas ruas. “Vou ser muito sincero com você, estou com problemas com a minha família, decidi abandonar tudo e viver nas ruas, perdi o meu emprego e os bens que adquiri ao longo da minha vida, tenho lutado para vencer os problemas que me assolam, a presença de vocês aqui é muito importante, não sou crente, mas admiro e respeito muito essa vontade de ajudar que vocês têm”. Conta Jefferson Ribeiro, 36 anos.
De acordo com o Pastor Marcos Marques líder do Departamento de Assistência Social da AD Hortolândia a experiência foi muito positiva. “Estamos felizes pelo trabalho que foi realizado; várias pessoas se dedicaram voluntariamente no trabalho de ação social, mobilizamos centena de pessoas, foram distribuídas pouco mais de 350 refeições, agasalhos e cobertores, creio que contribuímos para que o amor de Deus e a sua palavra chegassem a esses moradores em situação de rua, eles são carentes de esperança, de ajuda a igreja tem o dever de ir até os excluídos pela sociedade, já estamos nos programamos para próxima ação. ” Conclui.
Toda as atividades desenvolvidas contaram com o apoio e incentivo do Pastor Aloizio Mendes Presidente da Assembleia de Deus do Ministério do Belém no município de Hortolândia (SP). Para conhecer os projetos desenvolvidos pela igreja, ou ser um voluntário acesse www.adhortolandia.org, qualquer pessoa pode ser voluntária nas ações sociais e humanitárias.
Por Valter Rodrigues de Barros
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98