Mulheres com idade superior a 50 anos devem realizar a mamografia, pelo menos, a cada dois anos
Você sabia que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano? Apesar dos riscos existentes, se o câncer for detectado precocemente, o tratamento contra a doença se torna mais eficaz. O tratamento é oferecido pelo Ministério da Saúde, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Hortolândia, casos suspeitos são encaminhados para o Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), unidade onde é possível realizar mamografia e ultrassom, exames de diagnóstico da doença. Neste Outubro Rosa, o mastologista Gustavo Dahmen, que atua na rede de saúde de Hortolândia, orienta sobre como iniciar um rastreamento em caso de suspeita de câncer de mama.
Conforme explica o mastologista, o câncer de mama é multifatorial, porém o tabagismo, a poluição e o estresse são fatores que podem aumentar a predisposição à doença. “Por isso, todas as mulheres devem adotar como rotina uma autoavaliação mensal das mamas. Este autoexame deve ser realizado uma semana após a menstruação. No caso da mulher que não menstrua, ela deve escolher um dia específico do mês e repetir o exame sempre naquele dia”, diz. Caso a mulher note algum nódulo, secreção ou dor, ela deve procurar a unidade de saúde para uma consulta com ginecologista ou clínico geral.
Além disso, o médico orienta todas as mulheres com idade superior a 50 anos a realizar mamografia, pelo menos, a cada dois anos. Se houver um histórico familiar da doença e indícios de alguma alteração genética que favoreça o aparecimento da doença o rastreamento deve iniciar antes dos 50 anos e as mamografias devem ser realizadas num intervalo menor. “Em qualquer caso, se o médico da unidade de saúde perceber alguma alteração, ele encaminhará esta paciente para o Cesm, onde ela realizará exames de ultrassom e mamografia”, explica Dahmen.
Caso o resultado aponte alguma alteração benigna, a mulher é tratada e acompanhada pela equipe do Cesm. Alterações que indiquem câncer de mama são acompanhadas e tratadas no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp (Universidade de Campinas), unidade de referência do SUS na região para este tipo de tratamento. “Apenas 15% dos casos são câncer de mama. A grande maioria das alterações são benignas. Além disso, entre as pacientes com câncer de mama, quanto mais cedo for o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento”, afirma o mastologista.
Outubro Rosa
A Prefeitura de Hortolândia realiza a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. A fachada do prédio do Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, recebeu decoração rosa. Além disso, a Secretaria de Saúde promoverá atividades especiais em todas as unidades de saúde, ao longo de todo o mês, com o objetivo de mobilizar a população sobre a importância das mulheres realizarem o autoexame das mamas, medida simples que auxilia no diagnóstico precoce da doença.
“O Outubro Rosa é um período para chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama. Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem cura. Mas é fundamental que as mulheres façam os exames, procurem uma unidade básica de saúde e converse com os profissionais de saúde”, destaca a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.
Calendário
Dia 11/10
8h Palestra na UBS São Sebastião
8h30 Palestra na UBS Campos Verdes
Dia 15/10
13h10 Palestra na UBS Rosolen
Dia 17/10
9h Palestra na UBS Nova Hortolândia
9h Palestra na UBS Novo Ângulo
Dia 18/10
8h Palestra na UBS Nova Europa
9h Palestra na UBS Nova Hortolândia
9h Palestra na UBS Novo Ângulo
9h Palestra na UBS Santa Esmeralda
Dia 19/10
8h Caminhada próxima da UBS Orestes Ôngaro
8h Roda de conversa na UBS Jd. Adelaide
Dia 21/10
Caminhada do Hospital até o Hortolendo
Tenda de orientação em saúde no Hortolendo
Dia 22/10
9h Café da manhã na UBS Santa Clara
Dia 23/10
9h Palestra na UBS Santa Clara
Dia 24/10
9h Palestra na UBS Nova Hortolândia
9h Palestra na UBS Parque do Horto
9h Palestra na UBS Santa Clara
Dia 25/10
9h Oficina e orientação na UBS São Bento
9h Café da manhã na UBS Nova Hortolândia
9h Palestra na UBS São Jorge
Dia 26/10
9h Café da manhã na UBS Nova Hortolândia
Dia 30/10
9h Café da manhã e palestra na UBS Jd. Amanda II
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98