Nossa Cidade

Desfile de moda customizada marca formatura de coletivo de mulheres empreendedoras em Hortolândia

Evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo, foi nesta sexta-feira (25/11)

Um desfile, com peças customizadas, tanto de moda feminina quando de artigos para pets, marcou a cerimônia de formatura do coletivo “Mulheres Fashion”, formado por 16 moradoras de Hortolândia que desejam empreender no ramo da moda. O grupo recebeu formação gratuita na área da costura e modelagem, disponibilizada pela Prefeitura, em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo). Também receberam certificados os 44 aprendizes do curso de “Costuma Industrial”, ministrado no CQP II “Costura e Moda” (Centro de Qualificação Profissional), ligados ao programa Acerte  (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), responsável pela confecção dos uniformes usados pelos estudantes da rede municipal de ensino.

Cerca de 100 pessoas participaram do evento, na manhã desta sexta-feira (25/11), realizado no auditório da instituição de ensino, dentre elas o prefeito José Nazareno Zezé Gomes; a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos Assis Barros; os secretários Francisco Raimundo da Silva e Roberta Morais Diniz, respectivamente titular e adjunta de Inclusão e Desenvolvimento Social; João Pereira, titular de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação; e a Diretora Geral do câmpus, Profª Caroline Jango.

“Levar a mão amiga para aqueles que mais precisam, alimento na mesa, emprego, formação. É isso que o nosso governo vem fazendo. Empoderar as nossas mulheres é muito importante, porque as nossas mulheres passaram um momento muito difícil, mas se depender do nosso governo e das mulheres que compõem o nosso governo, você serão sempre respeitadas na nossa cidade e vamos levar essa ideia para o entorno”, afirmou Zezé.

Coube aos profissionais do Instituto Federal, coordenados pelo Professor Hélio da Silva Ordonio e dirigidos pela Profª Caroline Jango, ministrar as aulas de empreendedorismo. Já as aulas práticas de costura e modelagem ficaram a cargo da Prefeitura, sendo ministradas pela Profª Nelsi Rodrigues da Conceição, servidora cedida ao projeto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, militante ativa das associações e cooperativas de costura na região de Campinas, com amplo conhecimento em técnicas de costura e modelagem. 

O objetivo do projeto em parceria com o Instituto Federal é preparar as participantes para serem empreendedoras da costura em cooperativa ou associação a ser incubada pela IMES (Incubadora Municipal de Economia Solidária), vinculada à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Durante a formação, as alunas contaram com Bolsa de R$ 150,00 para auxiliar na locomoção e aquisição de material de trabalho, oferecida pelo Instituto Federal, por meio do Programa Mulheres do IFSP.

Já o programa Acerte é vinculado à Secretaria de Governo. Os aprendizes recebem R$710,00 e cesta básica, para a aprendizagem profissional diária de quatro horas.

Fonte: Prefeitura

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...