A Prefeitura de Hortolândia iniciou nesta quinta-feira (26/03) a instalação de 35 novas placas informativas em áreas públicas monitoradas pelo Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos. A ação, que deve ser concluída até a segunda semana de abril, tem como objetivo conscientizar a população e reduzir o descarte irregular de entulho e lixo na cidade.
Locais e características das placas
O Parque Socioambiental Lago da Fé, no Parque Gabriel – um dos “pontos viciados ativos” monitorados pela Divisão de Fiscalização Ambiental – foi um dos primeiros locais a receber o equipamento. Outras áreas da Região Central, Jardim Amanda e Jardim São Bento também serão contempladas.
Cada placa mede 1,50 m de largura por 1 m de altura (incluindo estrutura de madeira para fixação no solo). O letreiro informa:
- Área monitorada por câmera e drone
- Proibido jogar lixo e entulho
- Multa de 100 a 10.000 UFMH (equivalente a R$ 497,18 a R$ 49.718,00 em 2026), conforme Lei Municipal nº 873/2001
- QR Code que direciona para o site da Prefeitura, onde consta a lista completa de pontos de descarte correto de resíduos
Fiscalização e penalidades para o descarte irregular
Em 2025, foram emitidas 292 multas por descarte irregular em áreas públicas de Hortolândia. A nova sinalização, de tamanho maior que a anterior, busca dar mais visibilidade à mensagem e reforçar o monitoramento já realizado por fiscais ambientais.
“A implantação das placas é uma forma estratégica de inibir a população quanto a essa prática, levando-a a fazer o descarte de forma correta. Isso também evitará notificações e penalidades. É uma forma de sensibilizar e manter nossa cidade limpa, organizada e sustentável”, afirmou a diretora do Departamento de Licenciamento Ambiental e Gestão de Resíduos, Elaine Cristina de Sousa.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a preservação ambiental, a limpeza urbana e a responsabilidade compartilhada entre poder público e população.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98




