Início Notícias Nossa Cidade Defesa Civil de Hortolândia alerta para baixa umidade do ar

Defesa Civil de Hortolândia alerta para baixa umidade do ar

Ação visa orientar sobre os perigos das queimadas

O índice de URA (Umidade Relativa do Ar) em Hortolândia atingiu 29,7% na tarde desta segunda-feira (17/07), o que, de acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), significa estado de atenção. Isto acontece quando o índice varia de 30% a 20%. A Defesa Civil do município alerta a população a fim de que evite queimadas, descarte irregular de resíduos e procure manter a hidratação, sobretudo neste período do ano em que há pouca quantidade de chuvas.

O período de estiagem é propício à ocorrência de incêndios, que além de comprometerem o meio ambiente, podem afetar a saúde. Em caso de queimadas e incêndios, a população deve acionar, pelo número 193, o Corpo de Bombeiros, a quem compete o combate a focos de incêndio. Se o caso é de descarte irregular de resíduos, o que pode favorecer a ocorrência de queimadas, a população denunciar à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, via aplicativo WhatsApp, no número 99976-1840.

Cuidados com a saúde

Com o tempo seco, aumenta a concentração de poluição na atmosfera, o que pode afetar a saúde, causando gripes, doenças respiratórias, alergias, irritação nos olhos, nariz e garganta, entre outros problemas. Para evitar tudo isso, é fundamental tomar cuidados como beber água, incluir frutas e vegetais na alimentação, higienizar os olhos com algodão úmido para evitar irritações e conjuntivite.

Outras recomendações são limpar a casa com pano úmido, manter portas e janelas abertas para melhorar a circulação do ar no ambiente, evitar objetos que possam acumular pó (tapetes, cortinas, entre outros). A Defesa Civil recomenda ainda evitar o uso de ar-condicionado, pois o equipamento resseca ainda mais o ar. Para manter o ambiente umidificado, é preferível usar toalhas ou bacias com água, colocadas em diferentes cômodos da casa, evitando deixar água parada por muito tempo para evitar que o local se torne criadouro de larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com a Defesa Civil, são quatro os níveis monitorados: I – Observação, quando a URA é de até 30%; II – Atenção, em que a URA varia de 30% a 20%; III – Alerta, quando a URA varia de 20% a 12%; IV – Emergência, quando a URA fica abaixo de 12%.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98