É fundamental que população descarte o lixo corretamente para evitar entupimento nos bueiros
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Defesa Civil, orienta a população sobre como evitar alagamentos, principalmente os domésticos. Após o período de seca, a chuva desta segunda-feira (04/11), que chegou a 47 milímetros no período de duas horas, causou alguns transtornos. Segundo o coordenador pela Defesa Civil, Iluíde Carboneiro, estes problemas podem ser evitados. “A limpeza em massa das ruas e avenidas contribui para que os alagamentos sejam evitados. Com a canalização do Ribeirão Jacuba e a construção dos reservatórios de água, os pontos críticos da nossa cidade já foram resolvidos. Porém é necessário que cada morador faça o trabalho preventivo dentro das residências”, destaca.
Um dos maiores responsáveis pelos alagamentos nas cidades tem sido o lixo, que entope os bueiros e as canalizações. “Um erro que identificamos durante os atendimentos realizados pela equipe da Defesa Civil, é que os moradores utilizam o mesmo encanamento de escoamento da água para rede coletora de esgoto. Por isso quando ocorre pancadas de chuva fortes, não há vazão suficiente e acontece o alagamento. É necessário redobrar os cuidados, principalmente durante reformas e melhorias das residências”, observou Carboneiro.
“Manter as calhas sempre limpas é fundamental, tanto para evitar alagamentos quanto para eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue. Outros cuidados podem contribuir como não fazer o descarte de lixo em terrenos vazios em . Ações pequenas fazem total diferença no conjunto da cidade”, disse Íluide.
Em caso de emergência a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
Fonte: Pref. Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98