Há cinco vagas disponíveis – uma para o período da manhã e cinco para o da tarde — no curso de “Aplicação em Acionamento Industrial”, promovido pelo programa estadual Via Rápida Emprego, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, a Etec (Centro Paula Souza) e o IFSP-Hortolândia (Instituto Federal de São Paulo). As aulas começaram na quarta-feira (25/09).
Interessados na formação devem ir, ainda nesta sexta-feira (27/09), até as 17h, ao HORTOFÁCIL, central de serviços municipais localizada na Rua Argolino de Moraes, 415, na Vila São Francisco. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, é preciso ter Ensino Médio completo, ser morador de Hortolândia e levar CPF e outros documentos pessoais, bem como comprovante de endereço atualizado.
Vagas qualificadas
Ao todo, o programa Via Rápida Emprego disponibilizou para Hortolândia 60 vagas, 20 por turma. Formaram-se três turmas, com aulas pela manhã, a partir das 8h; à tarde, às 13h; e à noite, às 18h30.
A carreta do Via Rápida Emprego está estacionada no campus do IFSP, localizado na Av. Thereza Ana Cecon Breda, S/N, na Vila São Pedro. Com duração de cerca de 30 dias, o curso de qualificação profissional, na área de automação industrial, tem carga horária de 100 horas/aulas, mesclando conteúdos gerais e específicos (veja abaixo).
“Esta é uma ação muito importante, em um momento de desemprego crescente, pois possibilita que as pessoas se requalifiquem para acessar o mercado de trabalho, disputando vagas qualificadas”, avalia o diretor de de Geração de Renda e Economia Solidária da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gérson Ferreira.
Via Rápida Emprego
O Via Rápida Emprego tem como público-alvo pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo, segundo o site do programa. Durante o período de inscrições, foi dada prioridade a candidatos desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares, todas elas com Ensino Médio completo.
Conheça abaixo a ementa do curso:
Aplicação em Acionamento Industrial
Escolaridade mínima*: Ensino Médio completo. O objetivo do curso é capacitar o aluno para atuar em instalação, montagens e manutenção de sistemas de acionamento elétrico industrial, identificar as características e funções dos sistemas e dispositivos de acionamentos elétricos usados na indústria, além de fazer a sua parametrização, respeitando normas técnicas, de saúde, meio ambiente e segurança. *O pré-requisito de escolaridade, citado acima, é necessário para a participação nos cursos que oferecem aulas de Conteúdos Gerais e Conteúdos Específicos (CG + CE). Para participar de cursos que oferecem apenas Conteúdos Específicos (CE), o candidato deverá ter, no mínimo, o Ensino Médio completo.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98