Nossa Cidade

Cultura de Hortolândia é contemplada com três prêmios dos governos estadual e federal

Hortolândia é reconhecida mais uma vez em âmbito estadual. O munícipio foi contemplado pelo programa “Juntos Pela Cultura”, realizado em parceria pela associação Amigos da Arte e o governo do Estado, para realizar um documentário sobre cultura caipira. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, receberam o troféu do programa, nesta quarta-feira (14/07). Hortolândia ainda foi escolhida pelo programa para ser um dos municípios que participarão do projeto “Circuito SP Online”, com uma live artístico-cultural promovida em agosto. Além disso, a Banda Municipal de Hortolândia foi anunciada para receber o Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, que destinará quatro instrumentos importados ao município.

Para o secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, os três prêmios conquistados trazem mais reconhecimento ao munícipio e vão contribuir para o fomento da arte e da cultura na cidade. “Isso representa uma excelente oportunidade de ampliar nossa agenda cultural e políticas públicas de formação e de difusão, e reconhecer importantes lideranças da cidade. Agradeço o empenho da equipe da Secretaria de Cultura para inscrever os projetos e ao prefeito Zezé Gomes pelo apoio à cultura e às artes. Isso nos permite buscar outras parcerias para proporcionar ações culturais à população. Sinto-me honrado em fazer parte desse processo que traz tantos benefícios ao povo. Cultura é investimento e desenvolvimento. É uma janela de boas e infinitas possibilidades”, destaca Bueno.

Anuncio


DOCUMENTÁRIO

De acordo com a Secretaria de Cultura, o programa “Juntos Pela Cultura” apoiará o município na produção de um documentário sobre Mestre Chiquinho, ilustre morador que há 40 anos atua na divulgação das manifestações da cultura caipira na cidade. O documentário, intitulado “Ao Mestre Chiquinho Com Carinho”, começará a ser produzido em agosto. Com duração prevista de 15 minutos, o documentário mostrará a trajetória de Mestre Chiquinho, desde suas origens até sua chegada e atuação na cidade. A exibição do documentário está prevista para o fim do ano nas plataformas digitais da Prefeitura. O material também será disponibilizado para entidades, organizações e escolas do município e enviado para o programa.

Nascido em Arealva (SP), Francisco Aparecido Borges de Almeida, mais conhecido como Mestre Chiquinho, mora em Hortolândia desde meados dos anos 1970. É um dos fundadores da Companhia de Santos Reis Rosa dos Anjos, que mantém viva a tradição da Folia de Reis na cidade. É também um dos criadores do grupo Pioneiros do Catira, que faz apresentações de catira, estilo de dança popular cujo ritmo é conduzido pelas batidas dos pés e das mãos dos dançarinos, e da Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia

Mestre Chiquinho destaca que ser contemplado pelo programa coloca o município em destaque. “Fico feliz porque esse reconhecimento coloca a cidade em evidência. Hortolândia é muito rica em cultura. Na cidade, temos pessoas que vieram de diferentes regiões do Brasil. A Administração me pediu materiais de arquivo e eu os cedi para que o projeto pudesse ser apresentado. Por isso, agradeço à Prefeitura por essa iniciativa”, destaca Mestre Chiquinho.

LIVE ARTÍSTICO-CULTURAL

Hortolândia ainda foi contemplada pelo programa para ser um dos municípios que participarão do projeto “Circuito SP Online”. De acordo com a Secretaria de Cultura, a cidade realizará uma live artístico-cultural, prevista para acontecer em agosto, no CEMMH (Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia). O evento terá transmissão pelas plataformas digitais da Prefeitura. Ainda segundo a Secretaria de Cultura, a atração será definida pelo programa.

INSTRUMENTOS MUSICAIS

O município conquistou, também, outro importante reconhecimento em nível federal. A Banda Municipal de Hortolândia foi contemplada pelo Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, para receber quatro instrumentos importados (bombardão, bombardino, trompa e saxofone). De acordo com a Secretaria de Cultura, a história, o desenvolvimento, a qualidade e o nível técnico da Banda Municipal foram requisitos fundamentais para o grupo ser contemplado pelo prêmio.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo