Neste final de semana (29 e 30/07), o cruzamento da Rua Luiz Camilo de Camargo com a Nelson Pereira Bueno/Caetano Basso permanecerá fechado. A medida é necessária para dar continuidade às obras de modernização da principal via do comércio. Inicialmente, a previsão era de que ele fosse reaberto para o trânsito até domingo, mas um imprevisto nos trabalhos nesta sexta-feira adiou a medida. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o trecho deverá começar a ser recapeado no início da semana. Depois disso, a passagem de veículos e pedestres será liberada.
Até a liberação do trecho, continuam valendo todas as mudanças no trânsito, nas rotas de ônibus e na circulação de pedestres, informadas pela Prefeitura (veja abaixo). A partir de segunda-feira (31/07), quando as escolas estaduais voltam às aulas, peruas escolares com alunos da EE (Escola Estadual) Manoel Ignácio da Silva deverão acessar a unidade pela Rua Argolino de Moraes, com entrada provisória pelo estacionamento da loja Moto Snob.
Durante toda a semana, agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana orientavam motoristas, usuários do transporte coletivo e pedestres para evitar acidentes e facilitar a circulação tanto no entorno das obras, quanto na Região Central e nas rotas alternativas.
Em diversos pontos que cercam os tapumes de proteção, a Administração Municipal instalou faixas e cartazes informativos para aumentar a segurança.
A Prefeitura retomou as obras de modernização da Rua Luiz Camilo de Camargo, no trecho que vai da Rua Zacarias Costa Camargo, onde fica a loja Marabraz, até a loja Seller, após a Rua Nelson Pereira Bueno, no dia oito deste mês. Nesta terceira fase dos trabalhos, pela primeira vez o cruzamento com esta última via e com a Rua Caetano Basso, ao lado do supermercado Paulistão, foi totalmente fechado.
Circuito para pedestres
O circuito exclusivo para pedestres começa na esquina da Rua Luiz Camilo com a Zacarias Costa Camargo, à esquerda. Sinalizado com faixa e cartazes indicativos, ele permite acesso à loja Marabraz, aos comércios ao lado dela, bem como à agência da Caixa Econômica Federal, com entrada na própria via pelo primeiro portão do supermercado Paulistão, e saída pela lateral do estabelecimento, próximo à loja de materiais de construção Dicico, na Rua Nelson Pereira Bueno, onde fica um ponto de ônibus. À direita da via, o acesso aos comércios está liberado. O tapume começa na altura da EE (Escola Estadual) Manoel Ignácio da Silva.
O segundo trecho do circuito, válido enquanto o cruzamento com a Nelson Pereira/Caetano Basso estiver fechado, vai do portão lateral do Paulistão, cruza a Rua Nelson Pereira Bueno até o Bradesco e segue pela calçada, da agência bancária até as lojas do meio da quadra (Baby, Magazine Luiza e Seller), permitindo acesso também aos comércios e prestadores de serviço que ficam no outro lado da rua (Alpha Imóveis, Odonto Mares, Shopping das Noivas, Ponto Cell, Shopping 1 Real, Comercial Carnes, e Agropecuária Central) passando pelo cruzamento fechado até o muro da escola estadual, cercado por tapume.
Rotas alteradas
Com o cruzamento fechado, houve alteração de rota em 13 linhas de ônibus urbanos e cinco metropolitanos, que fazem o sentido bairro-Terminal Metropolitano, e em 15 linhas urbanas que circulam no sentido inverso. Além disso, sete paradas de ônibus foram temporariamente desativadas – três neste trecho da Rua Luiz Camilo de Camargo e quatro na Rua Nelson Pereira Bueno. Foram criados pontos provisórios de embarque e desembarque de passageiros na Rua Argolino de Moraes, um ao lado da Nova Drogasil (próximo à rotatória do supermercado São Vicente) e outro no lado oposto ao nº 230, e uma na R. Zacarias Costa Camargo, no lado oposto à J.T. Bike.
Enquanto o cruzamento ao lado do Paulistão estiver interditado, algumas vias no entorno passam a ter somente acesso local. São elas: Rua Nelson Pereira Bueno, da Rua José Cláudio Alves dos Santos até a Rua Luiz Camilo de Camargo (nos dois sentidos), Rua Caetano Basso, da Rua Argolino de Moraes à Rua Luiz Camilo de Camargo e Rua Luiz Camilo de Camargo, no trecho da loja Seller até a Praça da Neuza.
Neste período, é proibido estacionar em três novos trechos: Rua Zacarias Costa Camargo, da Rua José Cláudio Alves dos Santos até a Rua João Camilo de Camargo (à direita, sentido Av. Olívio Franceschini—R. Luiz Camilo); Rua Vanderlei Costa Camargo, da Rua Caetano Basso à Rua Luiz Camilo de Camargo (à direita, sentido Rua Argolino de Moraes—Praça da Neuza) e Rua José Cláudio Alves dos Santos (à direita, ao lado do Paço Municipal).
Vale lembrar que, desde o dia 15, já era proibido estacionar também na Rua Luiz Camilo de Camargo, da Rua João Blumer à Rua Zacarias Costa Camargo (à esquerda, sentido shopping–Praça da Neuza) e na Rua Zacarias Costa Camargo entre a Rua Luiz Camilo de Camargo e a Rua Alda Lourenço Francisco (à direita, sentido R. Luiz Camilo–Av. Olívio Franceschini).
Conclusão das obras em até 40 dias
Para causar o menor transtorno possível, o prefeito Angelo Perugini assumiu o compromisso de realizar as obras neste trecho da via em até 40 dias, contados a partir de oito de julho. Para isso, coloca em prática um cronograma que prevê trabalho aos finais de semana e no período noturno. Este cronograma tem como data final o dia cinco de agosto, o que totaliza 29 dias. A obra é executada por quadras e por tipo de serviço, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.
No primeiro final de semana (08 e 09/07), a Sabesp fez a adequação da rede de água em tempo recorde, 24 horas. No segundo final de semana (15 e 16/07), começou a transferência da fiação elétrica e de telecomunicações dos postes para o subsolo, bem como a adequação das ligações de água, inicialmente no trecho até o Paulistão e, a partir do dia 22 deste mês, até a Loja Seller, após o cruzamento com a Rua Nelson Pereira Bueno. Desde o dia 21 de julho, à noite, o cruzamento com as ruas Nelson Pereira Bueno/Caetano Basso está fechado.
A Rua Luiz Camilo de Camargo estará interditada no trecho de obras (da loja Marabraz até o supermercado Paulistão e do Paulistão até a Seller) do dia 14 de julho até o dia dois de agosto, com intervenções em andamento. A partir do dia três de agosto, o serviço estará finalizado e as calçadas serão concretadas. A Rua Luiz Camilo de Camargo receberá novo asfalto. A liberação de todo o trecho interditado está prevista para o dia cinco de agosto.
VEJA O QUE MUDA NO TRANSPORTE PÚBLICO ENQUANTO O CRUZAMENTO DA RUA LUIZ CAMILO COM NELSON PEREIRA ESTIVER FECHADO:
PARADAS DE ÔNIBUS:
Sete paradas estarão desativadas
– Três na própria R. Luiz Camilo de Camargo, enquanto durarem as obras:
Próximo à lanchonete Varanda;
Em frente ao banco Santander.
Ao lado da Farmácia Farmais, próximo ao Banco do Brasil.
– Quatro na R. Nelson Pereira, enquanto o cruzamento com a Luiz Camilo estiver fechado:
Ao lado do Supermercado Paulistão.
Ao lado do Banco Bradesco.
Próximo a Prefeitura (sentido a Av. Olívio Franceschini).
Próximo a Prefeitura (sentido Supermercado Paulistão).
Três paradas de ônibus foram criadas temporariamente:
R. Argolino de Moraes, ao lado da Nova Drogasil (próximo à rotatória do supermercado São Vicente).
R. Argolino de Moraes, no lado oposto ao nº 230 – rotas sentido Bairro e Terminal.
R. Zacarias Costa Camargo, no lado oposto à J.T. Bike.
Veja as paradas alternativas:
PARADA ALTERNATIVA | PARADA DESATIVADA |
R. João Blumer com R. Luiz Camilo de Camargo (lado oposto ao restaurante Tempero Maneiro) – sentido bairro-Terminal Metropolitano | R. Luiz Camilo de Camargo, 786, próximo à lanchonete Varanda |
R. Zacarias Costa Camargo, ao lado da floricultura Flores com café – sentido bairro-Terminal Metropolitano | R. Luiz Camilo de Camargo, em frente ao banco Santander R. Nélson Pereira Bueno, ao lado do Bradesco |
R. Argolino de Moraes, ao lado da Nova Drogasil (próximo à Rotatória do supermercado São Vicente) – sentido bairro-Terminal Metropolitano | R. Luiz Camilo de Camargo, em frente ao banco Santander/ao lado da farmácia Farmais/786, próximo à lanchonete Varanda |
R. José Claúdio Alves dos Santos (em frente à Prefeitura) – sentido Terminal Metropolitano-bairro | R. Nélson Pereira Bueno com R. José Cláudio Alves dos Santos – sentido Supermercado Paulistão |
R. Zacarias Costa Camargo, ao lado da floricultura Flores com Café – sentido Terminal Metropolitano-bairro | R. Nélson Pereira Bueno, ao lado do Bradesco |
R. João Camilo de Camargo, ao lado do supermercado Dia ou R. Zacarias Costa Camargo, ao lado da floricultura Flores com Café – sentido Terminal Metropolitano-bairro | R. Nélson Pereira Bueno, ao lado do supermercado Paulistão |
R. Argolino de Moraes, oposto ao nº 230 – ambos os sentidos | R. Luiz Camilo de Camargo ao lado da farmácia Farmais, próximo ao Banco do Brasil |
R. Zacarias Costa Camargo (oposto à J.T. Bike) – sentido Terminal Metropolitano | R. Nélson Pereira Bueno com Av. Olívio Franceschini – sentido Terminal Metropolitano |
Veja as rotas alternativas para circular mais fácil pelo Centro neste período:
Quem vem pela Rua João Blumer (Lanchonete Varandas), sentido Centro:
Siga em frente, passando ao lado do Shopping Hortolândia e também pela Rotatória do Migrante (Supermercado São Vicente), para acessar as ruas Zacarias Costa Camargo (Lojas Cem), Rua Argolino de Moraes (HortoFácil), e Av. Santana.
Quem vem pela Av. Anhanguera (Viaduto 17 de abril), sentido Centro:
Da Rotatória do Migrante (Supermercado São Vicente), acesse as ruas Zacarias Costa Camargo (Lojas Cem), Argolino de Moraes (Hortofácil), Rua Geraldo Denadai e José Camilo de Camargo (Shopping Hortolândia). Para ir ao Jd. Amanda, siga pela Rua Argolino de Moraes até a Avenida Santana.
Quem vem da Av. Olívio Franceschini.
1) Ir em direção ao Centro: siga pela Rua Nelson Pereira Bueno, entre à direita na Rua José Cláudio Alves dos Santos (Prefeitura), entre à esquerda na Rua Zacarias Costa Camargo e siga até a Rua João Camilo de Camargo (Fábrica dos Oculos).
2) Ir em direção ao Jd. Nova Hortolândia: siga pela Rua Antonia Mancini Pinelli (Escola SESI) até a Argolino de Moraes, entre à direita e vá até a Rotatória do Supermercado São Vicente, tendo acesso à Av. Anhanguera (Viaduto 17 de Abril).
3) Ir em direção à Vila Real: siga pela Rua João Mendes até a Av. Santana, passando pela linha férrea.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98