Hortolândia segue intensificando as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya com a realização da contagem de larvas de Aedes aegypti por meio da Análise de Densidade Larvária (ADL).
Como é feita a contagem de larvas de Aedes aegypti?
A contagem de larvas de Aedes aegypti é realizada três vezes ao ano — nos meses de janeiro, julho e outubro — e ganha ainda mais relevância durante o verão. O período é marcado por altas temperaturas e chuvas frequentes, condições ideais para a proliferação do inseto e, consequentemente, para o aumento dos casos de dengue no município.
De acordo com a UVZ, a ADL funciona como um importante indicador da situação epidemiológica da cidade. Os dados obtidos definem novas estratégias ou reforço das ações já existentes de enfrentamento e prevenção das arboviroses.
O veterinário da unidade, Evandro Alves Cardoso, alerta que os agentes têm encontrado uma quantidade elevada de larvas nos imóveis, o que indica falhas na eliminação de criadouros por parte da população.
A orientação principal para evitar a proliferação do mosquito é eliminar qualquer foco de água parada, como em garrafas PET, baldes, embalagens plásticas, tanques e tonéis. Diante da importância da contagem de larvas de Aedes aegypti, a Prefeitura de Hortolândia reforça o pedido para que os moradores permitam a entrada dos agentes de saúde, que atuam devidamente identificados. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










