Conselheiros eleitos para o biênio 2017/2019 tomaram posse nesta quarta-feira (21/02)
Com o objetivo ampliar a participação das pessoas da terceira idade nas ações da cidade, a Prefeitura de Hortolândia realizou, nesta quarta-feira (21/02), a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal do Idoso, eleitos pela população para atuar no biênio 2017/2019. O evento aconteceu no Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) do Remanso Campineiro. Foram empossados 22 conselheiros titulares. Todos receberam certificado.
O Conselho Municipal do Idoso tem o objetivo de assegurar os direitos do idoso, criando condições para promover sua integração e participação efetiva na sociedade.
Durante o evento, o secretário de Governo, Carlos Augusto Cesar, destacou a importância do Conselho Municipal dos Idosos na tarefa de envolver a população nas ações e cuidado com a cidade.
“A política que o prefeito Angelo Perugini quer para Hortolândia é a de inclusão, de participação da população nas ações do município. Os conselheiros desenvolvem um papel fundamental na consolidação da cidadania ativa no município. São eles que levam para as pessoas a importância do participar, do se envolver e de serem protagonistas das realizações de que tanto a cidade precisa”, disse o secretário de Governo.
“Com a participação das pessoas é possível ampliar as políticas públicas voltadas para a terceira idade. Pesquisas já realizadas mostram que, em 2030, a população de idosos vai ocupar em torno de 57% a 60% do país”, observou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ananias José Barbosa.
Cuidado e atenção
“Todas as pessoas, em todos os setores da vida devem lutar por uma causa. A causa dos idosos é a que mais faz sentido em minha vida, por isso, essa é a terceira vez que faço parte dos membros do Conselho Municipal do Idoso em Hortolândia”, explicou a representante da sociedade civil do Conselho, Francisca Xavier da Silva.
“Sempre gostei de trabalhar com idosos, pois eles precisam do nosso cuidado e da nossa atenção. Essa é a quarta vez que faço parte do Conselho Municipal do Idoso aqui em Hortolândia. Participo dele desde a sua criação em 2006”, explicou a diretora do Conselho Municipal do Idoso, Elisabetta Brighetti.
Ações permanentes
Criado em 2006, durante o mandato do prefeito Angelo Perugini, o Conselho Municipal do Idoso é um órgão independente que representa a população da Terceira Idade do município. Funciona como um elo de contato entre os idosos e o Poder Público. O órgão também tem a função de fiscalizar e zelar pelo cumprimento da legislação e das políticas públicas voltadas à população idosa. Cabe também ao Conselho opinar e propor medidas cabíveis sobre denúncias encaminhadas ao órgão.
O Conselho Municipal do Idoso de Hortolândia é formado por 22 integrantes, sendo sete eleitos pela sociedade civil, 11 indicados pelo poder público e quatro indicados pelas entidades Clube da 3ª Idade, Rotary Club Hortolândia, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) subseção Hortolândia e IASP (Instituto Adventista São Paulo). Para cada membro titular há, ainda, um suplente. Os conselheiros exercem o cargo voluntariamente, sem remuneração.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.









