Nossa Cidade

Complexo viário integrará diversas regiões da cidade por meio de novas pontes e avenidas

A Prefeitura de Hortolândia abriu licitação para contratar empresa responsável pela obra de um amplo complexo viário, que possibilitará integração de diversos bairros por meio de novas avenidas, desde a Vila Real, na região central, até a área sob a Ponte da Esperança, próximo da avenida Panaíno. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, após a licitação e homologação da empresa vencedora, a obra terá prazo de execução de 12 meses.

A construção do novo viário será dividida em várias etapas que serão complementares e possibilitarão caminhos mais curtos e trânsito eficiente, diminuindo congestionamentos na área urbana e facilitando a vida da população. As intervenções serão realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Anuncio


Uma das etapas será a construção de uma nova avenida como prolongamento da rua Amélia Basso Breda (rua da feira, na Vila Real), até a rua Pacaembú (Jd. Carmem Cristina), próximo da avenida Sabina Baptista de Camargo. Esta obra terá um trecho de transposição sobre o córrego da Vila Real e uma rua projetada para ligação da nova avenida até a rua Frederico Alves da Costa, no Jd. Nova Hortolândia. Uma via de ligação também será construída desde a rua Frederico Alves da Costa até a rua Amazonas, no Jd. São Jorge.

Já no Jd. Carmem Cristina, uma ponte será construída para acesso da rua Flamboyant (rua da Delegacia de Polícia) à nova avenida. Haverá, ainda, a duplicação do trecho viário da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo, no Jardim Minda, até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera, na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte.

A obra prossegue com a canalização do córrego e a urbanização da área sob a Ponte da Esperança. A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica sob a ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park, que já está em obras para integrar desde a avenida da Emancipação, no Jd. Santa Clara até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Novo Ângulo. A atual licitação prevê a ligação do viário que será construído à Panaíno, com sobreposição da linha férrea.

A área ambiental terá destaque nesta obra, com a criação de um parque linear na região central, margeando a rua Luiz Camilo de Camargo, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo