Nossa Cidade

Combate a queimadas ilegais será intensificado em Hortolândia: saiba como denunciar

Hortolândia aumenta o combate a queimadas ilegais com a realização de ações de sensibilização e conscientização nos meses de abril e maio.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as atividades terão início nesta quinta-feira (04/04) e serão direcionadas a três bairros fortemente afetados por focos de incêndio: Jardim das Colinas, Terras de Santa Maria e Jardim São Felipe.

Anuncio

Agentes ambientais do Departamento de Educação Ambiental e do Setor de Fiscalização estarão envolvidos na iniciativa, cujo propósito é alertar a população sobre os perigos das queimadas para a saúde humana, bem como para a flora e fauna locais. Durante incêndios irregulares e fora de controle, a fumaça pode se espalhar rapidamente, causando desconforto e afetando a respiração, especialmente de crianças e idosos.

Multa para quem cometer este crime ambiental

Segundo levantamento da Secretaria de Meio Ambiente, a maioria das queimadas é causada por ação humana, seja pela queima de folhas após a varrição ou pelo descarte inadequado de bitucas de cigarro. Geralmente, esses incidentes ocorrem em áreas próximas a matas ciliares, terrenos baldios e locais de descarte irregular de resíduos.

As penalidades variam de R$ 453,85 e R$ 45.385,00. Somente nos primeiros três meses deste ano, foram emitidas 27 multas por esse tipo de ocorrência.

Denuncie o combate a queimadas ilegais em Hortolândia

Em situações de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 192 e a Defesa Civil pelo número 153.

Para mais informações sobre prevenção e combate a queimadas, os interessados podem entrar em contato pelos seguintes números:

  • Educação Ambiental: (19) 3809-0568
  • Fiscalização Ambiental: (19) 3845-1149

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo