Levantamento divulgado pela Prefeitura, nesta terça-feira (19/02), mostra que no ano de 2017 foram registradas 5.561 mil notificações; em 2018 o número baixou para 3.032
Com a ampliação dos pontos de descarte correto de materiais recicláveis e entulhos, a Prefeitura de Hortolândia reduziu em 46% o número de notificações por descarte irregular em áreas públicas e privadas no município, entre 2017 e 2018. Um levantamento divulgado pela Secretaria do Meio Ambiente, nesta terça-feira (19/02), mostra que em 2017 foram registradas 5.561 mil notificações; no ano passado foram efetuadas 3.032.
De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a redução no número de notificações foi possível graças aos trabalhos de fiscalização e educação ambiental realizados com a população, além da instalação de novos LEV’s (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis) e PEV’s (Pontos de Entrega Voluntária de Entulho e Materiais Recicláveis).
Para dar o destino correto a recicláveis, entulhos e restos da construção civil, a Administração Municipal mantém 15 LEV’s e 11 PEV’s em diversos pontos do município (veja endereços abaixo). Além dos espaços, a Prefeitura realiza palestras nas escolas para conscientizar os alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente, por meio do descarte correto do lixo.
Os LEV’s são usados para dar o destino correto a recipientes de vidro, garrafa pet, plástico, papelão, isopor, corpo descartável, entre outros materiais. Já nos PEVs, o cidadão também pode levar materiais de construção, sofás, colchões velhos, lixos eletrônicos (celular e computador), entre outros.
O descarte irregular é crime ambiental. O infrator pode receber uma multa de R$ 160, 43 a R$ 32.068 mil. A prática causa o entupimento de bueiros e a poluição dos afluentes e, consequentemente, o alagamento de vias públicas do município. O cidadão que flagrar uma pessoa descartando materiais em áreas públicas ou particulares pode formalizar a denúncia via Whatsapp, por meio 99976-1840, sob sigilo absoluto.
No sábado (15/02), agentes do meio ambiente flagraram um morador descartando materiais numa área localizada no bairro Jardim São Bento. Ele foi acompanhado pelos agentes até o PEV do Jardim Amanda, onde descartou os materiais de maneira correta.
Segundo a secretária adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, a política da Administração não é penalizar o cidadão no primeiro momento. “A proposta principal é orientar a população sobre os locais corretos de descarte de materiais recicláveis e construção civil. O acúmulo de materiais gera danos ao meio ambiente e à saúde pública. A proliferação de animais peçonhentos acontece por conta dos terrenos sujos. Nós pedimos a população para evitar jogar lixo em áreas públicas e privadas”, destacou Eliane.
PIC
A coleta seletiva faz parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), um conjunto de mais de 100 obras e serviços realizados pela Administração Municipal para promover o desenvolvimento econômico, urbano, social e humano de Hortolândia.
Confira abaixo os endereços dos LEV’s e PEV’s
LEV’s
LEV 1 – praça Vereador José Costa Camargo, na rua Pastor Germano Ritter, próximo a Sabesp, Parque Ortolândia
LEV 2 – rua Veneza, próximo ao Forum, Jardim Firenze
LEV 3 – rua Oswaldo de Andrade, esquina com a rua Francisco Glicério, em frente ao escola Alternativo, Jardim Amanda
LEV 4 – Parque Socioambiental Chico Mendes, rua João Mendes, s/n, Parque Ortolândia
LEV 5 – rua Pico do Atatiaia, em frente ao nº 88, Jardim Everest
LEV 6 – Lago da Fé, avenida Wesley Dias Rodrigues, Jardim Alvorada
LEV 7 – Avenida São Francisco de Assis, na praça Nossa Senhora do Rosário, Vila Real
LEV 8 – rua Turmalina, em frente a Escola Municipal Jardim Santa Esmeralda
LEV 9 – rua Cícero Ramos Meira, na praça do Doceiro, Nossa Senhora de Fátima
LEV 10 – rua Albina Rodrigues Pereira, s/n, Jardim Nossa Senhora de Fátima
LEV 11 – rua Armelinda Espúrio da Silva, nº 785, na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo, Jardim Nossa Senhora de Fátima
LEV 12 – rua Pastor Ernesto Roth, nº 705, loteamento Adventista Campineiro, São Sebastião
LEV 13 – rua Moacir de Souza Campos, em frente a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca, Jardim Novo Horizonte
LEV 14 – rua José Cláudio Alves dos Santos, em frente a Prefeitura de Hortolândia
LEV 15 – rua Joseph Paul Julien Burlandy, na Câmara Municipal, Parque Gabriel
PEV’s
PEV 1 – Auxiliadora – rua Antonio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Sulva
PEV 2 – Adelaide – rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9) esquina com a rua Benedito Macedo
PEV 3 – Parque Gabriel – avenida Joaquim Martarolli, nº 2005
PEV 4 – Interlagos – rua Rio Tapajós (antiga rua 5)
PEV 5 – Vila Real – rua Orlando Cavalcanti, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes
PEV 6 – Jardim Amanda – rua Augusto dos Anjos, s/n
PEV 7 – Parque Orestes Ôngaro, rua rio Pardo, (antiga rua 13), nº50
PEV 8 – Jardim Santiago – rua Joaquim Calixto, nº 230
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98