Balanço é referente aos 28 bairros contemplados com serviço de coleta porta a porta em 2018
A coleta seletiva de materiais recicláveis porta a porta recolheu mais de 110 toneladas de materiais recicláveis em 2018. Graças à parceria entre a Prefeitura e a população, resíduos reaproveitáveis foram coletados nos 28 bairros onde o serviço foi disponibilizado. Os dados são da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Consórcio Horto Ambiental, que realizou o balanço relativo ao período de março, quando iniciou o projeto, à dezembro de 2018.
A coleta seletiva porta a porta, iniciada de modo piloto pelos bairros Jd. Firenze e Pq. Ortolândia em março do ano passado, faz parte da política pública implantada no município pela Administração para promover o descarte correto de recicláveis tais como papel, papelão, plástico, metais e vidros. O projeto passou a ser ampliado em julho. Atualmente, ele beneficia cerca de 20 mil pessoas, em 28 bairros. A meta da Prefeitura é ampliar o projeto e implantar o serviço em toda a cidade, gradativamente.
De segunda a sexta-feira, seguindo o cronograma estipulado (veja abaixo), um caminhão da Prefeitura passa porta a porta recolhendo todos os tipos de recicláveis.
Para avaliar todo o processo, a Secretaria de Meio Ambiente criou uma equipe de monitoramento, composta por servidores, que acompanham os caminhões de recolha de recicláveis, tanto no serviço porta a porta, quanto no disponibilizado por meio de PEVs (Ponto de Entrega Voluntária de Entulho e outros Materiais Recicláveis) e LEVs (Locais de Entrega Voluntária de Recicláveis). Segundo a secretária-adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, a percepção do grupo é que adesão ao serviço e destes dispositivos por parte da população tem aumentado, o que contribui para o êxito do projeto.
“A coleta seletiva protege o meio ambiente e prolonga a vida dos aterros sanitários, gerando emprego e renda a recicladores. Essas ações fortalecem a Cooperativa de Reciclagem da cidade e tornam o município mais saudável para todos”, afirma Eliane Nascimento. A redução no volume de lixo enviado ao aterro sanitário traz economia aos cofres públicos. “Ao economizar, o município aumenta o investimento em áreas primordiais para o desenvolvimento, como saúde e educação”, complementa a secretária-adjunta.
Agenda Verde
A coleta seletiva (porta a porta ou voluntária) é uma ação do Programa Agenda Verde, criado para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. Além das palestras de conscientização ambiental e do plantio de árvores, a Agenda Verde recolhe lixo e entulho descartados irregularmente pelas ruas de Hortolândia.
Confira o cronograma Porta a porta
Segunda-feira
Jd. N. Sra. De Fátima
Jd. Ricardo
Jd. Nsa. Sra. De Lurdes
Chácara Fazenda do Coelho
Jd. São Benedito
Jd. Santa Cândida
Jd. Nsa. Sra. Da Penha
Jd. Viagem
Jd. Santo Antônio
Terça-feira
Jd. Adelaide
Terras de Santo Antônio
Jd. Ipê
Jd. Lírio
Jd. Paulistinha
Jd. Santa Esmeralda
Chácara Assay
Quarta-feira
Jd. Firenze
Parque Ortolândia
Jd. Novo Cambuí
Jd. Das Figueiras
Loteamento Adv. Campineiro
Jd. São Sebastião
Quinta-feira
Jd. Rosolém
Jd. Santa Izabel
Jd. Sumarezinho
Sexta-feira
Remanso Campineiro
Pq. Gabriel
Pq. São Miguel
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98