Nossa Cidade

Coleta seletiva domiciliar chega a mais três bairros nesta quarta (11/07)

Com a ampliação do serviço pela Prefeitura, Cooperativa de Reciclagem espera contratar mais 10 integrantes, podendo dobrar o número de cooperados, caso seja efetiva a adesão da comunidade nos 22 bairros participantes

Mais três bairros de Hortolândia passam a contar com o serviço de coleta seletiva de materiais recicláveis, na modalidade porta a porta, a partir desta quarta-feira (11/07). No Jardim Novo Cambuí, no Jardim das Figueiras e no Jardim São Sebastião, a equipe coletora passará sempre às quartas-feiras, à tarde. Até a primeira quinzena de agosto, outros 19 bairros também serão beneficiados com a ampliação do serviço pela Prefeitura. Até então, este tipo de coleta era disponibilizado somente em dois bairros: Parque Ortolândia e Jardim Firenze. Além de um ambiente mais limpo e saudável, o munícipe ganha também uma cidade mais inclusiva, uma vez que a ação da Prefeitura permitirá a geração de emprego e renda inicialmente a mais 10 pessoas em vulnerabilidade social, que passarão a atuar como catadoras junto à  Cooperativa Águia de Ouro, parceira da iniciativa. A expectativa do grupo é dobrar o número de integrantes, dos atuais 33 para 66, criando um segundo turno de trabalho, caso haja efetiva adesão da comunidade ao projeto nos 22 bairros contemplados pela ampliação do serviço.

Anuncio


O projeto de expansão da coleta seletiva porta a porta foi lançado oficialmente hoje pela Prefeitura, em cerimônia, na sede da AMCRESS (Associação dos Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião). Com a ampliação, aproximadamente 20% dos 114 bairros de Hortolândia receberão o serviço, uma vez que 24 bairros passarão a contar com coleta domiciliar de recicláveis (veja lista abaixo). O número de famílias atendidas saltará de cerca de três mil para 20 mil.

O evento contou com a presença de representantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), do qual Hortolândia faz parte; da Câmara Municipal; do CMMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente); da Cooperativa Águia de Ouro; da empresa Horto Ambiental e também da comunidade. O vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Nazareno Zezé Gomes, que representou o prefeito Angelo Perugini, lembrou que a ação ambiental vai muito além da arborização. “O Meio Ambiente não é só plantar árvores, é garantir o ir e vir das pessoas, desobstruindo calçadas, reduzindo a quantidade de resíduos que vão para o aterro em Paulínia. Nossa meta é reduzir a quantidade de lixo aterrado e investir em coleta seletiva para gerar emprego e renda e reduzir custos. É preciso que todos façam a sua parte, que cada morador da cidade seja um agente ambiental, em benefício da nossa cidade”, convida Zezé. “Agora, a coleta seletiva porta a porta vai para 22 bairros. Para dar certo, todos precisam participar. É o que o prefeito Angelo Perugini espera de vocês. Ele abraçou esta causa. Todos podemos contribuir para tornar nossa cidade mais limpa e saudável”, afirma.

Feliz com a ampliação do projeto, a coordenadora da Cooperativa de Reciclagem Águia de Ouro, Áurea Bueno, explica a fórmula da inclusão: “Quanto mais material coletado e maior a adesão da comunidade à coleta seletiva, mais geração de renda, mais oportunidade para incluir novos cooperados.” O presidente do Consimares, Valdemir Ravagnani, o Mimo, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e destacou que, na questão ambiental, Hortolândia é modelo a ser seguido por outros municípios da região, tanto pela promoção da coleta seletiva de recicláveis, quanto pela geração de emprego e renda, em parceria com a Cooperativa de Reciclagem.

Para a comunidade, a chegada de coleta domiciliar de recicláveis é bem-vinda. Representa um reforço das ações que os próprios moradores realizam de maneira autônoma há algum tempo. O bairro, que já conta com equipamento de coleta seletiva disponibilizado pela Prefeitura, o LEV (Local de Entrega Voluntária de Recicláveis), instalado em frente à AMCRESS, ganhará em breve outro, um PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos e outros recicláveis), que será construído na Rua Prof. Lúcio Alves da Costa, ao lado do prédio da Associação de Moradores. “Este projeto é um avanço. A gente precisava disso. Na Associação, já fazíamos este trabalho, mas com catadores autônomos. Mas precisava melhorar, porque tem uns que fazem e outros que não fazem.; Estou feliz que vamos ter também um PEV aqui”, afirma Mara Ester da Silva, presidente da AMCRESS. Ela estima que no bairro vivam cerca de 6 mil pessoas.

“O projeto é excelente”, avalia o bombeiro civil Mauro Elias, secretário da AMCRESS, morador do São Sebastião e “árduo defensor do meio ambiente”, como se autointitula.“Nem todos cuidam do que é seu, nem todos conservam a cidade do mesmo jeito. Esta iniciativa vai ajudar”, afirma.

Adesão à coleta seletiva cresce

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os números relativos à coleta seletiva domiciliar no Jd. Firenze e no Pq. Ortolândia mostram a crescente adesão da comunidade ao projeto. Enquanto o boletim do dia 28/03, relativo à primeira semana, mostra que foram coletados 240,50 kg de resíduos, sendo 103,50 kg de rejeitos, o boletim mais recente, de 04/07, relativo à semana passada, registra coleta de 1,02 tonelada de materiais recicláveis, com somente 20 kg de rejeitos. Entre março e julho, foram coletadas 10,35 toneladas de resíduos recicláveis e 0,41 tonelada de rejeitos (material inservível).

“A qualidade dos resíduos coletados melhorou bastante, cerca de 30%, com apenas aproximadamente 2% de rejeitos. Isso mostra que a população está compreendendo, que adotou a ideia da coleta seletiva, criou-se o hábito na população destes bairros”, avalia a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.

Divulgação da coleta seletiva continua

Para preparar a comunidade para a expansão do serviço, a Prefeitura realiza ação de educação ambiental nos bairros que serão beneficiados pela ampliação. A partir desta quarta-feira (11/07) até o dia 19 deste mês, equipes da Administração Municipal estarão no Jd. Rosolen, no Jd. Santa Izabel e no Jd. Sumarezinho, distribuindo folhetos informativos. Na última quinta e sexta-feira (05 e 06/07), a ação aconteceu no Pq. Ortolândia e nos jardins das Figueiras, Firenze, Novo Cambuí, Adventista Campineiro e São Sebastião.

O panfleto distribuído esclarece o que é a coleta seletiva e orienta sobre o que fazer para descartar corretamente os materiais recicláveis (veja abaixo). “Antes de colocar as embalagens para coleta seletiva, lave-as eliminando restos de produtos. Guarde o material reciclável em sua residência até o dia da Coleta Seletiva. Embrulhe os vidros quebrados e objetos pontiagudos para evitar acidentes com os catadores”, informa o documento. Na coleta seletiva, são recolhidos materiais metálicos, plásticos, vidros e papel/papelão.

Agenda Verde

A coleta seletiva integra o programa Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria, criado pela Administração Municipal para envolver a população na tarefa de fazer o descarte correto de lixo e manter a cidade limpa. A ação promove palestras de conscientização ambiental e plantio de árvores. Além disso, recolheu desde sua implantação, em março do ano passado, a maio deste ano, aproximadamente 14 mil toneladas de entulho e resíduos inservíveis, descartados pelas ruas de Hortolândia.

A coleta seletiva acontece de dois modos: de maneira voluntária e feita porta a porta. Para a coleta seletiva voluntária a Prefeitura disponibiliza nos bairros dois tipos de equipamentos: os PEVs e os LEVs. Existem ao todo 19 equipamentos já implantados, de modo permanente – sete PEVs e 12 LEVs.

“A importância da separação dos resíduos vai desde a geração de emprego e renda aos impactos ao meio ambiente, à economia aos cofres públicos, à limpeza da cidade e à qualidade de vida, considerando que o acúmulo de resíduos descartados de forma incorreta atrai insetos e consequentemente doenças”, avalia Eliane Nascimento.

Confira os novos bairros que receberão a coleta seletiva, porta a porta:

11/07, quarta-feira –  Jd. Novo Cambuí, Jd. das Figueiras e Jd. São Sebastião

19/07, quinta-feira –  Jd. Rosolen, Jd. Santa Izabel e Jd. Sumarezinho

24/07, terça-feira – Jd. Adelaide, Terras de Sto. Antonio, Sta. Esmeralda e Chácaras Assay

30/07, segunda-feira – Jd. N. Sra de Fátima, Jd. Ricardo, Jd. N. Sra de Lourdes, Chácaras Fazenda do Coelho, Jd. São Benedito, Jd. Viagem, Jd. Sto. Antônio, Jd. N. Sra. da Penha, Jd. Sta. Cândida

10/08, sexta-feira – Pq. Gabriel, Pq. São Miguel, Remanso Campineiro

Veja que material separar para a Prefeitura recolher:

Papel/papelão – jornais, revistas, cadernos, embalagens longa vida, caixas de papelão, cartazes, dentre outros.

Vidro – Garrafas, copos, vidros de conserva, potes e embalagens.

Plástico – Canos e tubos, baldes, garrafas plásticas (PET), sacolas plásticas, brinquedos, embalagens de produto de limpeza e de higiene pessoal.

Metal – Tampas de garrafas, latas de alumínio, panelas, talheres, materiais de ferro, alumínio, cobre e outros metais

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Dupla foi presa for furto no São Bento em Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo