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Ciclo de encontros traz reflexões sobre o impacto da pandemia na vida pessoal e profissional de educadores

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Cerca de 150 profissionais da Rede Municipal de Educação da Prefeitura de Hortolândia participam, até o dia 24 deste mês, do ciclo de encontros “O primeiro olhar” e “Educação no ‘novo normal’”, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Os temassão apresentados pela Profª Drª Fernanda de Lourdes de Freitas, do Centro de Formação dos Profissionais da Educação Paulo Freire.

 

A formação, iniciada no dia 20 de outubro, é voltada a gestores de escolas municipais, entre diretores, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental, da Educação Integral, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini.O ciclo de encontros acontece pela plataforma Zoom, às terças e quintas-feiras, das 13h50 às 15h30.

 

O objetivo do Departamento de Educação Integral, Ensino Fundamental e EJA com a iniciativa é discutir demandas e dificuldades surgidasno contexto da pandemia, abrir um espaço de interação, acolhimento, diálogo sobre as transformações socioafetivas provocadas pela COVID-19 e suas relações com o atual cenário da Educação. Neste período, a Rede Municipal verificou o surgimento de demandas das mais variadas naturezas (emocional, psicológica, física, de ensino e aprendizagem) e com temas distintos, com vistas ao auxílio individual e coletivo aos gestores das unidades escolares. Para Fernanda de Freitas, nos momentos formativos com o grupo, as palavras que os participantes mais utilizaram foram: acolhimento, troca e gratidão. “Para mim, isto é expressão de quanto os profissionais estão precisando falar de seus afetos, diante dos acontecimentos deste ano. A pandemia veio, entre outras coisas, para nos fazer voltar a nós mesmos e nos questionar: O que de fato importa? Qual é a nossa missão? Qual é a essência de nosso trabalho? Espero, sinceramente, que possamos compreender o período ímpar vivenciado”, avaliou a palestrante.

 

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, os oito encontros remotos programados abordam, por diferentes prismas, as possibilidades de transformação durante este ano tão atípico. “Foi um espaço de escuta e acolhimento aos gestores das escolas, possibilitando um momento de conversa para dividir sentimentos, angústias e experiências entre pares”, ressaltou ela.

 

Devido ao enfrentamento da COVID-19, as aulas presenciais em Hortolândia estão suspensas nas 58 escolas, desde 23 de março, para os cerca de 26 mil alunos da Rede Municipal. Desde então, foi criado o Blog Educação, que disponibiliza diversas atividades de ensino remoto. Também é feita a oferta de atividades impressas para aqueles com dificuldade de acesso online, seguindo orientações da legislação federal, estadual e municipal.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Mais bairros de Hortolândia recebem Operação Tapa-Buraco

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Ação busca evitar acidentes em vias onde há grande fluxo de veículos e circulação de ônibus, em Hortolândia

Outros seis bairros de Hortolândia receberam, nesta quarta-feira (20/10), a Operação Tapa-Buraco, realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos. As equipes da Prefeitura de Hortolândia estiveram na Vila São Pedro, na Vila Real, na Vila Real Santista, Jardim Nova Hortolândia, no Parque Gabriel e no Jardim Everest.

Os trabalhos começaram bem cedo pela Vila São Pedro, onde os servidores fizeram reparo de buraco na Rua João Mendes. Em seguida, a equipe foi à Vila Real, para reparo do pavimento na Avenida Anhanguera. Depois, a ação aconteceu na Rua João Barreto da Silva, na Vila Real Santista; na Rua Frederico Alves da Costa, no Jardim Nova Hortolândia; e também na Rua dos Estudantes, entre o Jd. do Bosque e o Jardim Everest.

Na sexta-feira passada (15/10), a Operação Tapa Buraco passou por bairros da Região Central, seguindo em direção à Vila São Pedro, passado pelas seguintes ruas: Rua Carlos Roberto de Melo, no Parque Gabriel; Rua João Rodrigues Garajaú, no Parque São Miguel; Avenida Thereza Ana Cecon Breda, na Vila São Pedro; e Rua Cecília Pereira da Silva, no Jardim São Felipe.

De acordo com o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão, a Operação Tapa-Buraco é feita, periodicamente, priorizando as principais avenidas da cidade e ruas de circulação de ônibus, depois entrando pelo bairro. “Melhorar as vias significa dar mais segurança a usuários, veículos em geral, ambulâncias e munícipes, evitando acidentes”, afirma ele.

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Câmara de Hortolândia aprova agendamento de consultas por telefone

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Objetivo é facilitar o agendamento na área da saúde, evitando as longas filas que atualmente acontecem nos centros de saúde

Os vereadores da Câmara de Hortolândia aprovaram Projeto que prevê o agendamento de consultas em centros de saúde por telefone. O projeto foi aprovado na última segunda-feira (18 de outubro) e tem autoria do vereador e presidente da Câmara, Paulo Pereira Filho, o Paulão (PL).

Faz muito tempo que as longas filas para agendamento de consultas médicas em Hortolândia é discutida na Câmara pelos vereadores. Pensando nisso foi proposto o Projeto de Lei nº 8/2021, que prevê que o agendamento seja feito via telefone em unidades básicas de saúde, centros de saúde e posto do Programa Saúde da Família.

A proposta ainda foi aprovada com uma emenda aditiva, apresentada pelo vereador Enoque Leal Moura (MDB), que prevê que o agendamento será efetuado em controle de registro único de consultas, sendo que o atendente deve se identificar nominalmente e informar ao paciente o número da ordem de agendamento, data e horário da consulta. Os livros de registros devem ser os mesmos para agendamentos presenciais e por telefone, e os agendamentos deverão ser feitos apenas com canetas esferográficas, sendo vedado o uso de lápis. Para entrar em vigor Projeto ainda precisa passar por sanção do prefeito Zezé Gomes.

Na mesma sessão ainda foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 9/2021, também do vereador Paulão, que faz alteração no Decreto Legislativo 141/2014, que trata de critérios de concessão de títulos honoríficos e institui a Medalha de Mérito de 19 de Maio e a Zumbi dos Palmares.
Do vereador Derli de Jesus Athanázio Bueno (MDB), foi aprovado o Projeto de Lei 59/2021, que institui no calendário oficial da cidade a Semana Municipal da Língua Brasileira dos Sinais – Libras.

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Inscrições para estudar no Sesi-SP em 2022 iniciam em 26 de outubro

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A partir das 8 horas da manhã do dia 26 de outubro de 2021 estarão abertas as inscrições para os interessados em matricular seus filhos na rede escolar SESI-SP de todo o Estado, para o ano letivo de 2022. As vagas são para a Educação Infantil e os Ensinos Fundamental e Médio. O cadastro deve ser feito exclusivamente online, pelo site do Sesi-SP, a partir da data de início do processo seletivo.

Saiba quem pode se inscrever e quais as datas

Têm prioridade nas vagas os dependentes legais de funcionários das empresas contribuintes do SESI (Beneficiários). Também inclusos na categoria, os dependentes legais de funcionários do SESI-SP, SENAI-SP, FIESP, CIESP e IRS. Para esse público, o período de inscrições fica aberto das 8 horas do dia 26 de outubro até às 16h do dia 3 de novembro.

Demais públicos (Não Beneficiários) poderão se cadastrar a partir das 8 horas do dia 5 de novembro até às 16 horas de 8 de novembro. Estes inscritos serão contemplados após atendimento aos Beneficiários, de acordo com a disponibilidade de vagas em cada unidade escolar. A abertura de inscrições estará condicionada a análise da demanda das demais categorias em cada unidade e ano escolar.

Não serão aceitas inscrições fora do período designado por categoria.

Unidades escolares e vagas disponíveis

No ato do cadastro, o sistema de inscrições mostrará somente as séries e unidades escolares com vagas disponíveis, entre as 142 escolas da instituição.

Em 2022, o SESI-SP atuará com turmas de Educação Infantil, para crianças de 4 e 5 anos de idade, em quatro cidades: capital paulista (no bairro Santana), São José do Rio Preto, Suzano, além de Birigui, que inaugura a modalidade no próximo ano.

Sorteio de vagas para candidatos da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental

Para concorrer as vagas da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, os candidatos participam de um sorteio por categoria (Beneficiários e Não Beneficiários) sempre que o número de inscritos for maior que o número de vagas em cada categoria. A divulgação da lista de inscritos sai em 10 de novembro, às 14 horas, e o sorteio ocorrerá no dia 12 do mesmo mês, às 9 horas. Para acesso aos resultados destas etapas, os responsáveis devem comparecer diretamente na escola em que o candidato for inscrito.

Vagas para demais séries serão preenchidas por meio de sorteio e análise de rendimento escolar

Os candidatos a vagas a partir do 4º ano do Fundamental ao Ensino Médio também passarão pela etapa de sorteio e, posteriormente, por análise de rendimentos do histórico escolar nas disciplinas de Português e Matemática, referentes ao ano letivo de 2020.

A divulgação da lista de inscritos sai em 10 de novembro, às 14 horas, e o sorteio ocorrerá no dia 12 do mesmo mês, às 9 horas. Para acesso aos resultados destas etapas, os responsáveis devem comparecer diretamente na escola em que o candidato for inscrito.

Matrículas

Os responsáveis pelos candidatos aprovados para as turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental têm entre os dias 16 de novembro a 22 de dezembro para efetuar matrícula. Para todas as demais séries, o prazo fica entre 26 de novembro até 22 de dezembro.


Mensalidades

Os valores das mensalidades devem ser consultados diretamente na unidade escolar de interesse ou no ato do cadastro no sistema de inscrições.

Confira o Cronograma de Inscrições e Matrículas:

Processo seletivo 2022 – rede escolar SESI-SP (principais datas)
26/10/2021 a 3/11/2021Inscrições para dependentes legais de Beneficiários da indústria e de funcionários SESI-SP, SENAI-SP, FIESP, CIESP, IRS
5 a 8/11/2021Inscrições para Não Beneficiários*
10/11/2021Divulgação da lista de inscritos para Sorteio (diretamente na unidade escolar)
12/11/2021Sorteio (diretamente na unidade escolar)
16/11 a 22/12/2021Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental: Período para entrevista com os responsáveis, entrega de documentos e efetivação da matrícula
16 a 2311 /20214° ao 9° ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3° ano do Ensino Médio: Período para inserção no sistema de inscrições das notas de Português e Matemática, referentes ao ano letivo de 2020, juntamente com o upload dos documentos comprobatórios para a análise dos rendimentos
25/11/20214° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3° ano do Ensino Médio: Divulgação da lista dos candidatos classificados no processo de análise de rendimentos
26/11 a 22/12/20214º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio: Período para entrega de documentos e efetivação da matrícula

* No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a critério do SESI-SP, a abertura de inscrições para candidatos Não Beneficiários estará condicionada a análise da demanda das demais categorias em cada unidade e ano escolar.

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