Nova tecnologia, já em uso em Campinas, é mais silenciosa, econômica e menos poluente; ônibus-teste foi apresentado nesta quinta-feira (02/03) ao prefeito e a vereadores
A partir da próxima segunda-feira (06/03), a Prefeitura de Hortolândia começa a testar uma nova tecnologia que, se aprovada, passará a fazer parte do dia a dia de quem utiliza o transporte coletivo municipal. É o ônibus elétrico, que chega com a promessa de ser um meio de locomoção ambientalmente mais correto, silencioso e econômico que o tradicional movido a diesel. O modelo K9, fornecido pela empresa chinesa BYD, semelhante ao que se vê em circulação em 11 linhas de Campinas, foi apresentado, na tarde desta quinta-feira (02/03), ao prefeito Angelo Perugini e a vereadores.
Após apresentação do projeto no gabinete, eles seguiram no veículo por um percurso de ida e volta, do Paço Municipal Palácio das Águas, no Remanso Campineiro, até o Terminal Metropolitano, no Jd. Amanda. Também participaram da viagem experimental o secretário de mobilidade Urbana, Atílio André Pereira; a secretária-adjunta Sandra Zaith, o vice-presidente de vendas da BYD, Vagner Rigon, e o dono da Viação Lira, concessionária do serviço, Belarmino Malta Jr.
A fase de testes iniciará pela linha 3.32-Jd. Amanda-Terminal Metropolitano e passará pelas outras 17, com duração de 60 dias. Neste período, os agentes da Mobilidade Urbana verificarão principalmente dois parâmetros: se o coletivo, que tem piso baixo, ajustado ao nível da calçada, conseguirá trafegar sem problema pela malha viária da cidade e se o consumo de combustível, nestas condições, será mais barato que o atual, que é feito a diesel.
Menos poluente e mais silencioso
Informações passadas pela BYD, em apresentação no gabinete do prefeito, mostram que o ônibus elétrico, uma vez carregado por cerca de 3 a 4 horas/dia, tem autonomia para circular por 250 km, o que supera o percurso de ida e volta do município até a capital paulista. Capaz de transportar 73 pessoas, 23 sentadas e 50 em pé, além do motorista, o ônibus-teste funciona com baterias de ferro recarregáveis, não produz fumaça e quase não emite som, assemelhando-se bastante ao metrô (trem metropolitano).
O protótipo não utiliza cabos nem fiação aérea, sendo considerado mais seguro, porque as baterias não pegam fogo nem o equipamento oferece risco de choque aos usuários. Em termos operacionais, chega a gerar uma economia acima de 50%, se comparado ao modelo a diesel. Testado em algumas cidades brasileiras, atualmente o ônibus elétrico já integra a frota urbana de Campinas, com 11 unidades.
Grande mudança no transporte urbano
“Hoje, demos o primeiro passo, com a apresentação do ônibus elétrico, mostrando que tipo de transporte as gerações futuras vão poder experimentar. Vamos fazer uma grande mudança no transporte público municipal, ouvindo o povo. Para isso, a partir do dia 13, vamos fazer reuniões para ouvir e sentir a sociedade”, anunciou o prefeito.
Segundo Atílio Pereira, “além de ecologicamente mais correto, o ônibus elétrico está de acordo como conceito de sustentabilidade e costuma ser mais barato que o modelo em operação, a diesel.” Embora a adoção da nova tecnologia não represente de imediato redução no preço da tarifa para o consumidor final, são apontados como pontos positivos o fato de o veículo elétrico ser mais silencioso e incluir pessoas com dificuldade de locomoção, uma vez que tem piso baixo, ao nível da calçada.
Após o percurso-teste, as impressões foram positivas. “Parece que estamos andando de metrô. Muito bom. Este é um direito do cidadão de Hortolândia, de ser transportado com dignidade, não é um favor que fazemos a ele. É um respeito ao direito de ir e vir com qualidade”, avaliou Perugini.
Belarmino Malta Jr., dono da Viação Lira, diz que já conhecia a tecnologia na frota de Campinas. “É uma tecnologia nova e limpa. Hoje em dia, ficamos muito preocupados com a questão do Meio Ambiente. Precisamos aproveitar melhor os novos combustíveis. Precisamos ver a viabilidade”, avalia o empresário.
Reestruturação e modernização da frota municipal
Aprimorar a mobilidade urbana em Hortolândia é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini. Ao assumir a Prefeitura, em janeiro deste ano, Perugini anunciou que reestruturará o sistema de transporte municipal, para que este seja mais ágil e eficiente, ofereça mais ônibus e novas linhas. O estudo para implantação do ônibus elétrico é uma das metas da nova gestão. Caso aprovada a nova tecnologia, a ideia é que 100% da frota municipal seja de ônibus elétricos.
Em Hortolândia, 9 mil pessoas utilizam o serviço de transporte coletivo urbano. Atualmente, há 18 linhas em funcionamento e 35 ônibus para atender a população. A meta do secretário Atílio André Pereira é pelo menos dobrar o número de veículos em circulação na atual gestão.
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