Nossa Cidade

Centro de Memória recebe alunos das Emeiefs Três Casas e Viva Mais

 

Professores têm uma boa oportunidade de mostrar a história da cidade para os alunos de uma forma divertida. Basta agendar uma visita monitorada ao Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, órgão da Prefeitura, localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. Foi isso o que fizeram professores das Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Bairro Três Casas e Viva Mais. Cerca de 200 crianças das duas escolas visitaram o espaço, nesta terça (14/05) e quarta-feira (15/05). 

Anuncio


A visita foi monitorada pela equipe do Centro de Memória. O espaço ocupa o prédio, restaurado pela Prefeitura, onde funcionava a antiga Estação Ferroviária Jacuba. O acervo reúne materiais sobre a antiga estação e a história do município. O espaço dispõe ainda de videoteca, biblioteca, mapoteca, fototeca e terminal de consulta digital. 

Os alunos conferiram a exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”. A exposição mostra a influência do tropeirismo na formação histórico-cultural do município. De acordo com a pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, no século 19, quando Hortolândia se chamava Jacuba, a cidade foi ponto de parada para tropeiros. Lançada em setembro do ano passado, a exposição fica em cartaz até junho. As crianças ainda conferiram materiais e objetos antigos do acervo do Centro de Memória que ficam em exposição permanente.

Além de escolas das redes pública e particular de ensino, as visitas monitoradas também podem ser agendadas por entidades e empresas. Para isso, basta ligar, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h,no próprio Centro de Memória, no telefone 3865-2678. A visita monitorada tem entre 40 a 50 minutos de duração.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo