Hortolândia completará, no próximo mês, 28 anos de emancipação. Um dos eventos que integram a programação de aniversário da cidade é a Festa do Peão. Você quer saber como surgiram os rodeios? A resposta pode ser conferida no Centro de Memória “Professor Leovigildo Duarte Junior”, que abrirá neste sábado (27/04) e domingo (28/04), das 9h às 16h. O espaço está com a exposição “Hortolândia: de trilha, passagem para tropeiros e os ventos nos levam ao rodeio”. A Prefeitura abre o Centro de Memória para visitação todo último fim de semana de cada mês. O Centro está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco.
A exposição mostra a influência do tropeirismo na formação histórico-cultural do município. De acordo com a pesquisa feita pela Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, no século 19, quando Hortolândia se chamava Jacuba, a cidade foi ponto de parada para tropeiros. Durante os momentos de lazer, os tropeiros realizavam a doma e a montaria de mulas, cavalos e touros. A atividade, que servia também para valorizar estes animais quando fossem vendidos em feiras, é considerada pelos estudiosos a origem dos atuais rodeios. A exposição fica em cartaz no espaço até junho.
O Centro de Memória ocupa o prédio, restaurado pela Prefeitura, onde funcionava a antiga Estação Ferroviária Jacuba. O espaço reúne acervo sobre a história da estação e do município e dispõe de videoteca, biblioteca, mapoteca, fototeca e terminal de consulta digital. Durante a semana, o espaço realiza visitas monitoradas para escolas públicas e particulares, empresas e entidades. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta, das 9h às 16h, pelo telefone 3865-2678. A visita monitorada tem entre 40 a 50 minutos de duração.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98