A Prefeitura de Hortolândia, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, orienta os moradores que planejam viagens internacionais neste início de ano a verificarem e atualizarem sua carteira de vacinação. A medida visa proteger os viajantes e evitar a reintrodução de doenças no país.
Segundo nota técnica do Ministério, há registros de aumento de casos e surtos de Coqueluche, Difteria e Sarampo em diversos países. Além disso, a vacina contra a Febre Amarela é exigida para entrada em várias nações. A orientação também reforça a importância da imunização contra a Poliomielite, devido ao risco de reintrodução do vírus no Brasil, e contra o Tétano acidental, cuja bactéria pode ser contraída através de ferimentos em contato com solo ou objetos contaminados.
A enfermeira do Programa de Imunização, Ana Paula Fernandes, destaca os prazos necessários: as vacinas contra Coqueluche, Difteria, Poliomielite, Sarampo e Tétano devem ser aplicadas pelo menos 15 dias antes da viagem. Já a vacina contra a Febre Amarela exige um intervalo mínimo de 10 dias antes do embarque.
A aplicação pode ser feita diariamente, das 8h às 15h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para maior comodidade, sete UBSs funcionam com horário estendido de vacinação: Amanda II, Dom Bruno Gamberini, Rosolém e Santa Clara atendem até às 17h30; enquanto Amanda I, Figueiras e Parque do Horto estendem o atendimento até as 18h30. É necessário levar a carteira de vacinação e documento de identificação.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










