Os usuários dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial) de Hortolândia estão finalizando a confecção de lindas peças de artesanato que serão comercializadas na 1ª Feira de Saúde Mental de Hortolândia. O evento “Produzindo Arte e Saúde” será nesta sexta-feira (28/06), das 8h às 16h, na praça localizada em frente à Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Zenaide Ferreira de Lira Seorlin, antiga Emei Bambino, na região central da cidade. A ação contará com exposição e comercialização dos itens de artesanato, além de pastéis, bolos, pães caseiros, bolachinha de goiabada, camisetas e peças de roupas seminovas. As oficinas de artesanato dos Caps são parte da terapia oferecida no local e servem, também, como geração de renda para a família dos pacientes e para custeio de parte das atividades da Rede de Atenção Psicossocial.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a feira será realizada por trabalhadores dos Caps, usuários e familiares dos serviços de saúde mental, com objetivo de criar um espaço que incentive as relações sociais dos usuários, autonomia, independência e a inserção social em atividades produtivas. 

A Rede de Atenção Psicossocial de Hortolândia é composta pelo Caps Vida 24h, que atende adultos durante os dias úteis e pacientes em crise em hospitalidade noturna; além do Caps-I (Infantil) e do Caps-AD (Álcool e Drogas). As três unidades atendem de portas abertas, ou seja, não é necessário encaminhamento médico para procurar atendimento, com exceção do atendimento em hospitalidade. A Rede de Atenção Psicossocial tem apoio, ainda, das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), onde há uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e médicos, que auxiliam na estruturação do atendimento em saúde e acompanham os pacientes. Após o diagnóstico nas UBSs, os casos mais graves são conduzidos para os Caps, onde os usuários recebem tratamento, como terapias e oficinas, além de acompanhamento médico, terapia ocupacional, assistência social e psicológica.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia