Ação interna da Casa de Leis garante um reforço para a campanha que visa atender mulheres em situação de vulnerabilidade socialA Campanha “Juntas no Ciclo”, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, recebeu nesta quarta-feira (04/05) um importante reforço no trabalho de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A Câmara Municipal, representada pelo presidente Paulo Pereira Filho, acompanhado dos vereadores Márcia Campos e Dionatan Domingues, entregou ao Fundo Social, órgão vinculado à Prefeitura, 2.450 absorventes arrecadados por meio de uma campanha interna entre os parlamentares e servidores da Casa de Leis.
A ação desenvolvida pela Câmara Municipal foi comemorada pela presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos. Ela parabenizou o presidente e os vereadores presentes, destacou a importante parceria do Legislativo no desenvolvimento e divulgação da campanha e elogiou a participação dos servidores na doação dos absorventes. “Sempre digo que a união faz a diferença em nossa cidade e esses absorventes chegam numa boa hora, reforçando ainda mais a nossa campanha em benefício das mulheres em situação de vulnerabilidade”, destacou Maria dos Anjos.
Lançada em março deste ano, a campanha “Juntas no Ciclo” já arrecadou 21.701 absorventes. O município conta com 17 locais credenciados oficialmente para receber as doações espontâneas dos itens de higiene pessoal feminino. Na visão da presidente do Fundo Social, facilitar o acesso às caixas de coleta ajuda a estimular as doações espontâneas. “Conforme vão aumentando os pontos de arrecadação, as pessoas se sentem estimuladas a colaborar com a campanha”, comentou Maria dos Anjos.
A campanha “Juntas pelo Ciclo” foi lançada a partir de uma realidade pouco divulgada, porém com números alarmantes: segundo organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% das mulheres que menstruam no Brasil não têm condições de adquirir absorventes todos os meses. O fato chamou a atenção da presidente do Fundo Social de Solidariedade, que avalia essa falta de absorventes como caso de saúde pública.
“A falta de acesso a produtos de higiene menstrual gera consequências sérias, como a baixa frequência escolar ou no trabalho, aumento no risco de infecções pelo uso de produtos improvisados e inadequados, constrangimento, entre outros males. É necessário que o Poder Público e a sociedade se mobilize para que possamos garantir esse cuidado básico para as mulheres em situação de vulnerabilidade e é justamente o que estamos fazendo com a colaboração da nossa população”, destacou Maria dos Anjos.A situação, também denominada de pobreza menstrual, não é uma realidade apenas no Brasil e os números são tão expressivos que, em 2014, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconheceu que o direito à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos.“O que as pessoas precisam entender é que o absorvente não é um item de beleza e, sim, um produto de higiene básica. Porém, com a situação econômica do país e os preços praticados no mercado, ele torna-se inacessível para muitos. Por isso, decidimos iniciar essa campanha, chamando a atenção para algo sobre o qual pouco se fala, porém que tem um impacto bastante considerável em todas que precisam fazer uso do produto”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade.A campanha “Juntas no Ciclo”, do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, tem caráter permanente. Mais informações sobre a campanha de arrecadação de absorventes pelo telefone (19) 3819-1005.Confira os pontos de arrecadação:Secretaria da Cultura (Rua Graciliano Ramos, 280, Jardim Amanda I)Câmara Municipal de Hortolandia (Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250)OAB – Hortolândia (Rua Veneza, 401 – Jd. Residencial Firenze)Sede do Fundo Social (Rua Benedito Francisco de Faria, 467, Remanso Campineiro)Paço Municipal “Palácio das Águas” (José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro)Centro de Formação dos Profissionais da Educação “Paulo Freire” (Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro)Hortofácil (Rua Argolino de Moraes, 415, Vila São Francisco)Tenda Atacado (Rua José Camilo de Camargo, 5, Remanso Campineiro)Rádio Digital Pop (Avenida Da Emancipação, 15)Observatório Parque Escola (Rua Bolívia, 290 – Jardim Santa Clara do Lago II)Drogaria São Paulo Rosolém (Rua Benedito Leite, 291, Jardim Santa Izabel)Drogaria Santa Terezinha (Rua Líbero Badaró, 531, Jardim do Bosque)Supermercado Morete (Avenida João Coelho, 361, Chácaras Fazenda Coelho)Salão de Beleza Tomazin (Rua Luiz da Costa Camargo, 140, Jardim Santa Clara)Parque Irmã Doroth Stang (Rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim São Benedito)Rose Ovos (Rua Marcelina Ramos Meira, 55A, Jardim Santa Izabel)Adriana Marola Boutique (Rua Caetano Basso, 193, Vila São Francisco) Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva – R. Luís Camilo de Camargo, 355 – Vila Sao Francisco
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98