As ações da Prefeitura de Hortolândia de combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika, propostas à população para que os moradores sejam parceiros nesta missão são simples e fáceis de realizar. Basta 10 minutos de atenção por semana para acabar com o ciclo de procriação do Aedes e evitar essas doenças. Para orientar melhor a população, a Prefeitura de Hortolândia mantém a campanha “10 minutos contra o mosquito”. O material está disponível nas unidades de saúde, é distribuído em escolas e também pode ser conferido no site da Prefeitura, no link http://www2.hortolandia.sp.gov.br/images/banners/Panfleto.pdf. Pela internet, é possível baixar o folheto e imprimir atividades para as crianças participaram da mobilização.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o ciclo de vida dos Aedes, do ovo até a fase adulta, leva de 7 a 10 dias. Se a verificação dos criadouros for realizada uma vez por semana, é possível interromper o ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos. No material informativo, há orientações para checar alguns itens dentro e fora de casa. Confira as dicas:
•Mantenha bem tampados tonéis, barris e caixas d’água.
•Encha os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda.
•Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e bebedouros de animais, lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana.
•Pneus devem ser guardados em locais cobertos.
•Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos devem ser bem esticadas para evitar poças de água.
•Garrafas devem ficar com a boca virada para baixo.
•Proteger os ralos com tela e verificar se estão limpos.
•Faça sempre a manutenção de piscinas ou fontes utilizando os produtos químicos apropriados.
•Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
•Plantas do tipo suculentas também podem acumular água. A orientação é virar a planta para retirar a água.
Mutirão neste sábado (15/02)
Além de orientar a população para ser parceria no combate ao Aedes, a Prefeitura também faz a parte dela, com mutirões regionais. Neste sábado (15/02), agentes de saúde vão visitar imóveis do Jd. São Miguel, Parque Gabriel e Jd. Santo André, das 8h às 13h, para vistoriar as casas e informar os moradores sobre a importância de evitar água parada.
Neste ano, Hortolândia registra 25 casos positivos de Dengue. Os indicadores apontam o risco de uma epidemia neste ano, se a proliferação do aedes aegypti não for contida. Esta previsão é realizada com base na pesquisa de ADL (Avaliação de Densidade Larvária), também conhecida como Índice Breteau. A apuração mais recente foi em janeiro e o resultado apontou índice de 3.2, considerado médio. O Índice Breteau é dividido em três escalas: de 0 a 1 é considerado em nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto. Um índice baixo sinaliza que o controle dos criadouros tem sido eficaz, eliminando a maioria dos focos do mosquito Aedes aegipyt. Já quanto maior for o índice, mais chance de aumento de casos positivos de doenças.
PREVENÇÃO
Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o Programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como mutirões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98