Central de monitoramento preserva imagens, mesmo em casos de avarias nas câmeras
Desde o início deste mês, todos os veículos do transporte coletivo urbano de Hortolândia contam com sistema de monitoramento por câmera de vídeo. A medida garante segurança a motoristas, cobradores e usuários em casos de crimes, além de proteger os passageiros contra possíveis abusos por parte dos funcionários da empresa prestadora de serviço.
De acordo com o gerente da divisão de transportes do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves, 100% dos veículos já contam com as câmeras. “Os equipamentos são monitorados numa central, sob a responsabilidade da empresa Viação Lira, que presta o serviço. Mesmo que uma câmera seja danificada, as imagens são preservadas”, explicou Fraga.
“Vamos dar mais segurança aos passageiros, por meio desta melhoria prevista em contrato”, destacou o gerente. A instalação de câmeras de monitoramento estava prevista no edital da licitação que contratou a atual prestadora de serviços de transporte coletivo. Além das câmeras, os ônibus contarão com sistema GPS. “Esta etapa, que deve se concretizar em 2014, permitira a fiscalização de horários e itinerários dos veículos, garantindo um serviço com mais qualidade ao munícipe”, ressaltou Fraga.
Diversas ações da Prefeitura de Hortolândia colaboram para a reestruturação do modelo de transporte na cidade. Investimentos em sistema viário eficiente, com a construção de ponte, viadutos e dispositivos estão em todas as regiões da cidade, com a implantação de vias adequadas para o tráfego pelos próximos 20 anos. Além disso, o sistema de transporte coletivo recebe um olhar diferenciado, em busca de mais qualidade na oferta do serviço ao cidadão. Algumas linhas serão alteradas nas próximas semanas, para atender mais bairros. Além disso, itinerários serão criados, ampliando a quantidade de veículos nas ruas.
“Todas estas ações fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, que tem como objetivo oferecer transporte coletivo de qualidade ao munícipe. O plano foi elaborado com a participação da população, que opinou sobre as mudanças que deveriam acontecer. Em atenção a estas reivindicações, a Prefeitura trabalha para que o transporte público na cidade seja cada vez melhor”, destacou o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98