Pelo menos 1.600 idosos já solicitaram o Passe Livre Sênior, bilhete eletrônico criado pela Prefeitura para levar mais cidadania, segurança e praticidade a usuários do sistema de transporte municipal, com 60 anos ou mais. Criado no governo Angelo Perugini, o documento permitirá a pessoas nesta faixa etária entrar no coletivo pela porta da frente, a partir do final deste mês.
O cadastramento dos interessados acontece agora em dois pontos fixos: no Paço Municipal Palácio das Águas, junto ao Setor de Protocolo Geral, no Remanso Campineiro; e na garagem da Viação Lira, no Jd. Amanda (veja abaixo). A inscrição é gratuita e pode ser feita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O cartão sênior garantirá aos cadastrados gratuidade nas viagens em ônibus urbanos e o direito de entrar no veículo pela porta dianteira. Atualmente, estes usuários entram pela porta traseira, após apresentarem ao motorista documento de identidade.
As inscrições começaram em julho. A meta da Administração é levar o benefício a todos os munícipes desta faixa etária.
Para se cadastrar, é preciso levar comprovante de residência
A quem se dirige aos pontos de inscrição, a Prefeitura faz um alerta importante: além de apresentar documentos básicos, como identidade e CPF, é preciso levar, também, comprovante de residência. A foto do idoso é feita na hora do cadastramento.
Além do Passe Livre Sênior, voltado ao idoso, a Administração implantará, ainda neste ano, sete outros documentos da mesma “família” de cartões do “Bilhete Único”: o vale-transporte (encomendado por empresas para seus funcionários), o escolar, o especial e o especial acompanhante (para a pessoa com deficiência e seu responsável), o colaborador (para funcionários do transporte, como os motoristas profissionais), o empresarial (para uso corporativo) e o cidadão (destinado aos usuários que não se enquadram em nenhuma categoria específica). O prazo para cadastramento nestas modalidades ainda não está definido.
Plenárias da Mobilidade
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, a criação do Passe Livre Sênior para esta faixa etária atende às demandas apresentadas pela população idosa durante as Plenárias da Mobilidade. As 23 reuniões foram realizadas pela Administração em todas as regiões da cidade, entre março e maio deste ano, para ouvir da comunidade comentários, críticas e sugestões de como melhorar a área de trânsito e transporte em Hortolândia.
“Nas Plenárias da Mobilidade, houve muita participação dos idosos. Uma das principais reclamações deles foi a de que era difícil entrar nos ônibus e ser visto pelo motorista. Tinham medo de se machucar, porque, às vezes, os motoristas não conseguiam enxergá-los, criando situações de risco e, às vezes, até de acidentes. Quando a Prefeitura oferece o Cartão do Idoso, tudo muda. Eles passam a ser convidados, que entram pela porta da frente e podem escolher o local que quiserem para se sentar, além das cadeiras reservadas. Acreditamos que a medida vai reduzir o risco de acidentes. Além disso, o cartão é um documento de identidade e, no futuro, poderá oferecer outras vantagens”, afirma o secretário.
Confira onde se cadastrar para o Passe Livre Sênior:
Garagem da Viação Lira – Av. Santana, 1.000, Jd. Amanda
Paço Municipal Palácio das Águas (Protocolo Geral) – Av. Olívio Franceschini, 2.500, Remanso Campineiro
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98