As férias acabaram para muitos, e a rotina de trabalho recomeça. Mas para quem ainda deseja manter o hábito da leitura ao longo do ano, a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, da Prefeitura de Hortolândia, oferece um incentivo especial.
A instituição permite que usuários cadastrados na categoria Leitor Comum avancem para as categorias Leitor Vip e Leitor Prime, garantindo benefícios exclusivos.
Categorias de leitores e benefícios
De acordo com o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, todos os novos usuários são cadastrados, inicialmente, como Leitor Comum. Nessa categoria, é possível retirar até três livros com prazo de devolução de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias, totalizando 28 dias para leitura.
Ao avançar para a categoria Leitor Vip, o usuário pode emprestar até seis livros, com prazo de devolução de 21 dias, renovável por mais 21 dias, permitindo até 42 dias com as obras. Para se tornar um Leitor Vip, é necessário:
- Ter no mínimo seis meses de cadastro;
- Ter lido ao menos 15 livros em um período de 12 meses;
- Respeitar as normas da biblioteca e os prazos de devolução;
- Não ter extraviado ou danificado nenhuma obra do acervo.
Após avaliação da equipe da biblioteca, o usuário pode ser promovido a Leitor Vip.
Como se tornar um leitor prime
Os leitores Vip podem subir para a categoria Leitor Prime, que permite retirar até nove livros por vez, com prazo de devolução de 28 dias, renovável por mais 28 dias, totalizando até 56 dias com os exemplares. Para isso, é necessário:
- Ter pelo menos um ano de cadastro na biblioteca;
- Ter lido 50 livros em um período de 12 meses;
- Manter o compromisso com as normas e prazos da biblioteca.
Todos os leitores recebem uma carteirinha (física e digital) identificando sua categoria, sendo obrigatório apresentá-la para empréstimos.
Estimulando a leitura na comunidade
A classificação por categorias é uma forma de incentivar a leitura e ampliar o uso do acervo da biblioteca, que conta com cerca de 18.000 obras. Segundo Rafael Antonio da Silva, essa iniciativa tem sido essencial para aumentar o número de empréstimos e divulgar o espaço.
Atualmente, a biblioteca possui 6.000 usuários cadastrados, dos quais 125 são Leitores Vip e 23 são Leitores Prime.
Leitura clássica e experiência dos usuários
Uma das leitoras beneficiadas pelo programa é Andrea Araújo dos Santos, técnica de contabilidade e moradora da região do Jardim do Bosque. Recentemente promovida a Leitora Vip, ela já aproveitou para pegar seis livros emprestados, incluindo A Revolução dos Bichos, de George Orwell.
“Leio, em média, dois livros por semana. Gosto de literatura clássica e escolhi esse título porque já li 1984, do mesmo autor”, conta Andrea.
Ela destaca as vantagens da nova categoria: “Agora, posso pegar mais livros e tenho um prazo maior de devolução. Isso me permite ler com mais tranquilidade e aproveitar melhor cada história.”
Outra facilidade que Andrea valoriza é a possibilidade de renovação do prazo de devolução pelo BiblioZap, o serviço de atendimento via WhatsApp da biblioteca, pelo número (19) 98970-7332.
Além disso, ela elogia o atendimento da equipe da biblioteca: “O pessoal aqui é muito acolhedor. Diferente de outras bibliotecas que já conheci, onde o atendimento é mais frio, aqui todos são pacientes e atenciosos, sempre prontos para ajudar.”
Como se cadastrar na biblioteca municipal
Para se tornar usuário da biblioteca, basta apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço (originais ou digitais). Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável, que precisará assinar uma autorização.
Mesmo quem não mora em Hortolândia pode se cadastrar, desde que comprove vínculo com a cidade (por trabalho ou estudo).
A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada dentro do HORTOFÁCIL, na Rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98