Representantes da Guarda Municipal de Hortolândia participaram do 5º Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, realizado em Vinhedo, entre os dias 6 e 8 deste mês. O Programa “Bem Me Quer, Paz Se Quer”, criado pelo prefeito Angelo Perugini, em agosto de 2008, com foco em orientar, de maneira humanizada, os estudantes sobre os riscos trazidos pelo uso e abuso de drogas, tanto lícitas (como álcool e cigarro), quanto ilícitas, foi um dos projetos escolhidos no congresso para ser apresentado para mais de 100 corporações de todo o Brasil.
“O tema Guarda Municipal na atuação preventiva no ambiente escolar, foi escolhido para ser apresentado às Guardas Municipais do país. Ali, explicamos, por meio de vídeos e slides, como realizamos nosso trabalho, de maneira humanizada, interativa e dentro da sala de aula, para mostrar às crianças os riscos do uso das drogas. O projeto foi bem avaliado pelos participantes do encontro. Muitas corporações demonstraram interesse em implantar o programa em suas cidades”, explicou a Inspetora da Guarda Municipal Feminina, Adriana Alves dos Santos Herdeiro, coordenadora do “Bem Me Quer, Paz Se Quer”.
De acordo com a Secretaria de Segurança, os agentes da Guarda Municipal de Hortolândia, ainda participaram, dentro do congresso, de um encontro de Romu’s e Viaturas Táticas, onde os veículos de patrulhamento usados pela Guarda Municipal de Hortolândia foram apresentados para as corporações participantes do encontro.
“É uma grande experiência e troca de conhecimentos para nossos agentes participarem de congressos como este. É sempre importante agregarmos conhecimento na área de segurança pública para que nossos homens e mulheres possam, cada diz mais, prestar um grande serviço à população”, explica a secretária-adjunta de Segurança, Adriana Carvalho.
BEM ME QUER, PAZ SE QUER
Nas palestras do programa, os alunos usam livro guia, onde recebem informações e orientações sobre os riscos trazidos pelo uso e abuso de drogas, tanto lícitas (como álcool e cigarro), quanto ilícitas. De maneira lúdica, por meio de histórias e dinâmicas, os agentes de prevenção do Núcleo de Desenvolvimento/Setor de Projetos Sociais da GM (Guarda Municipal) também abordam outros temas delicados, como cerol, bullying e cyberbullying, violência doméstica, festas “rave”, beber e dirigir, assim como autoestima, autoconhecimento, respeito e importância da família.
São 50 minutos de aula, em que os agentes buscam apresentar às crianças e aos jovens situações-problema para nelas despertar a responsabilidade pelas próprias escolhas e as inevitáveis consequências de seus atos, tanto no presente quanto no futuro.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98