22 de maio de 2024
Nossa Cidade

Bebeteca é uma das atrações do 3º Hortolendo

Que a leitura é importante na vida de qualquer pessoa já se sabe. O que muitos desconhecem é que o interesse pela leitura deve ser estimulado desde cedo, quando a pessoa é ainda bebê.

Foi pensando nisso que a Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Educação e Cultura, oferece, durante o 3º Hortolendo, um espaço especialmente dedicado aos pequenos leitores: uma bebeteca. A festa literária acontece neste domingo (26/05), das 10 às 17 horas, no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental), que fica na Rua Bolívia, 290, no Jardim Santa Clara do Lago.

O objetivo da bebeteca é a formação de novos leitores, mas com um diferencial: a diversão. Lá, será possível encontrar livros com sons, texturas, formas, histórias de animais e com atrativos diferenciados. A ideia é criar um lugar onde as crianças possam explorar os livros por meio de brincadeiras, linguagem oral, comunicação e exploração do ambiente. A atividade, de acesso ao mundo literário, estimula a identidade e autonomia e facilita o letramento.

A participação dos pais no processo também é fundamental, pois a família é a primeira mediadora da leitura. Se a criança conta com a participação do pai, a leitura fica ainda mais gostosa e divertida.

Quem visitar a bebeteca irá encontrar um acervo específico para atender à faixa etária de crianças de quatro meses a três anos, com livros de plástico, pano, cartonados e com som, fantoches, dedoches, jogos, dentre outros atrativos. “Fizemos questão de planejar um lugar bem aconchegante, com almofadas, tapetes acolchoados, onde as crianças possam pegar o livro que preferir na companhia de seus familiares”, comentou a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

O espaço da bebeteca no Hortolendo será organizado pelos gestores, professores e funcionários de quatro escolas: Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) José Natalino Fonseca, Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Santa Clara do Lago, Emeief Jardim Santa Emília e Emei Emiliano Sanches.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Emei José Natalino, Fabiana Braios Azevedo Casagrande, a bebeteca é destinada à primeira infância e será um espaço no Hortolendo prazeroso para os primeiros contatos com o letramento, de forma feliz e lúdica. “É um espaço para interação da família com o bebê e a leitura”, destacou.

Desde o berçário é possível mediar as situações de aprendizagem, estimulando o desenvolvimento das percepções, dos sentidos, do imaginário infantil”, ressaltou a diretora da Emeief Jardim Santa Emília, Maybe Letícia Lordano de Freitas.

Para a diretora Rosane Leske Martins de Souza, da Emei Emiliano Sanchez, a iniciativa da bebeteca é fundamental para a formação do leitor desde pequeno. “Servirá de estímulo para a prática da leitura, na escola ou em casa”, disse a gestora.

A escola está preparando livros apropriados para o berçário, que serão pendurados com elásticos coloridos. Já a Emei do Jardim Emília levará livros de feltro, de EVA e outros materiais que incentivem a curiosidade da garotada.

A novidade será a piscina com livros de plásticos, que a Emeief do Jardim Santa Emília está preparando. Haverá também caixa de leitura, contação de história, livros musicais, livros dos sentidos, livros de diversas texturas num ambiente colorido, com pufs, tapetes emborrachados para que as crianças possam se locomover com segurança.

“Acredito que iremos proporcionar às famílias e demais pessoas que passarem pelo Hortolendo um momento lúdico e que reforça a importância de políticas de leitura na escola e em toda a sociedade”, completou a coordenadora pedagógica Solange Felício Simioni, da Emeief Jardim santa Clara do Lago, que está confeccionando livros de tecidos.

Veja abaixo o cronograma das atrações na tenda:

Teatro de Fantoches
10h30 – Os três porquinhos – Emei Emiliano Sanchez

Peça Teatral
12h30 – Chapeuzinho Vermelho – Emei José Natalino Fonseca

Leitura com música
14h30 – Pombinha Branca – Emeief jardim Santa Emília

Contação de História
16h00 – A linda rosa juvenil – Emeief Jardim Santa Clara do Lago I

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98