A estiagem que há vários meses atinge a região e o sol forte dos últimos dias têm colaborado para diminuir a umidade relativa do ar, fator que ocasiona desde ardência nos olhos e narinas até problemas mais sérios de saúde, como crises alérgicas. Isso ocorre porque as mucosas ressecam e inflamam nestes períodos, proporcionando a entrada de agentes estranhos no organismo humano. Seguindo dicas simples e tomando alguns cuidados é possível minimizar o impacto que a baixa umidade do ar causa.
De acordo com informações da Defesa Civil de Hortolândia, a umidade relativa do ar no início desta semana está em 24%, o que coloca a cidade em estado de atenção. No entanto, na última semana, o índice chegou a 13%, considerado situação de alerta (confira abaixo os índices de umidade). As condições do ar ficam ainda piores com a ocorrência de queimadas, uma vez que além da secura nos ambientes, a poluição atmosférica piora os sintomas respiratórios.
A Secretaria de Saúde orienta a população a manter a hidratação, principalmente de idosos e crianças, com a ingestão de bastante água. Isso também evita que a garganta fique seca. É importante, ainda, manter o ambiente umidificado, com auxílio de um equipamento umidificador. Na falta dele, é possível melhorar a umidade dos cômodos em casa com uma bacia de água. Neste caso, é preciso trocar a água diariamente, evitando que o local se torne criadouro do mosquito da Dengue.
Outra dica simples de ser adotada é dar preferência pela limpeza da casa com pano úmido, ao invés de varrer o chão. A vassoura acaba espalhando a poeira, o que pode desencadear crises alérgicas em pessoas mais sensíveis. Já o pano úmido removerá toda a poeira, garantindo inclusive um ambiente mais limpo.
Manter a circulação de ar nos ambiente é mais um fator que contribui para melhorar a condição do ar. Portas e janelas abertas permitem maior ventilação, deixando o ar mais fresco. Além disso, a ventilação natural é uma opção ao uso do ar condicionado, que refrigera o ambiente ao tirar justamente a umidade do ar.
O alerta fica apenas para dias em que há ocorrência de queimadas. Nestes casos, as janelas devem ficar fechadas para evitar a entrada de fuligem no ambiente. É importante lembrar que a prática de queimadas é crime.
A Administração Municipal orienta os munícipes a não realizar qualquer tipo de queimada, não acender fogueiras, não soltar balões, nem jogar fósforos e cigarros na vegetação. Quase todos os focos de incêndios são causados por descuido. Além de comprometer a qualidade do ar e causar doenças respiratórias, as queimadas ainda danificam o solo, dificultam a agricultura, facilitam a ocorrência de erosão e destroem a vegetação, causando estragos à vida humana, ao meio ambiente e ao patrimônio público. Casos de queimadas devem ser denunciados ao Corpo de Bombeiros (193), à Defesa Civil (199), ou à Guarda Municipal (0800-111-580).
Índice de umidade relativa do ar:
Acima de 31%: Estado de Observação
Entre 30% e 21%: Estado de Atenção
Entre 20 e 13%: Estado de Alerta
Abaixo de 12%: Estado de Emergência
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98