Nossa Cidade
Av. Olívio Franceschini terá trânsito parcial, neste domingo (26/05), para corrida Pernas de Aluguel

Motoristas que trafegam pela região central de Hortolândia precisam ter atenção redobrada neste domingo (28/05), data em que acontece a corrida de estreia do projeto Pernas de Aluguel na cidade, iniciativa que promove a inclusão de pessoas com deficiência na atividade esportiva. A Prefeitura de Hortolândia realiza a corrida, a partir das 8h, com largada no Parque Chico Mendes. O percurso, de aproximadamente 5 quilômetro, inclui a avenida Olívio Franceschini e as ruas do entorno do parque. Voluntários que transportarão deficientes em triciclos adaptados para a corrida, e corredores inscritos para a prova, vão circular pela faixa exclusiva para ônibus, que estará interditada das 7h às 10h. Agentes de trânsito e profissionais de apoio para a corrida estarão dispostos ao longo do percurso para orientar motoristas e participantes da prova.
A largada da corrida acontece na rua João Mendes, ao lado do Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central. O pelotão segue em direção à avenida Sete de Setembro, de onde acessarão a avenida Olívio Franceschini (sentido Centro/bairro). Na altura da rua Senador Severo Gomes (Parque dos Pinheiros), o trajeto retorna pela pista contrária da avenida (sentido bairro/Centro), até a chegada no Parque Chico Mendes, na rua João Mendes. Ao longo do trajeto, o trânsito estará impedido apenas na faixa para ônibus. A corrida faz parte do calendário de comemoração pelo aniversário de 26 anos de Hortolândia. A ação filantrópica será incluída entre as ações de governo, como parte do programa Viva Mais, cujo objetivo é levar mais qualidade de vida e aumentar a longevidade da população.
Para a corrida de estreia, o Pernas de Aluguel conta com mais de 200 voluntários, inscritos previamente para transportar, em revezamento, 18 pessoas com deficiência em triciclos adaptados para o percurso. Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Saúde fez uma parceria com o Cier (Centro Integral de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, que encaminhará alunos com deficiência para os treinos e provas oficiais, que serão realizados periodicamente, após a corrida de estreia. Para os treinos, que serão realizados aos sábados, o projeto contará com 18 triciclos adaptados, espécie de cadeira de rodas especial para as provas, cedidas pela equipe Pernas de Aluguel de Campinas.
“A alegria de fazer parte desse projeto, de ver a emoção de cada criança em participar da atividade, é indescritível”, afirma a coordenadora do projeto no município, a chefe do Setor de Avaliação, Controle e Informação da Secretaria de Saúde, Cristiane Rocha, que também é voluntária da ação. “Quando converso com as pessoas envolvidas no projeto sinto o amor com que os voluntários realizam esta ação. É importante incluir as pessoas com deficiência em todas as nossas atividades e o Pernas de Aluguel é um trabalho muito bonito de inclusão”, destacou o prefeito Angelo Perugini.
Pernas de Aluguel
O Pernas de Aluguel é um projeto sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com paralisia cerebral leve e severa, autistas, crianças portadoras da síndrome de down e outras deficiências físicas e intelectuais, por meio do esporte. Essas pessoas são conduzidas em triciclos em corridas de rua por corredores voluntários, que se dispõe a levar o equipamento por alguns quilômetros, se revezando com outros, até cruzar a linha de chegada, tornando esse momento ainda mais especial.
No Brasil desde 2014, o Pernas de Aluguel teve início na cidade de São Paulo e logo se expandiu para Campinas e Belo Horizonte. Mais tarde, chegou também ao Rio de Janeiro e Brasília. Agora em Hortolândia, o projeto conta com alunos do Cier, que atende crianças com necessidades especiais há mais de uma década. Atualmente, o Pernas de Aluguel conta com cerca de 300 voluntários e dezenas de pessoas atendidas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98-
Rodeio 20251 hora ago
Festa do Peão Hortolândia 2025: vendas presenciais começam dia 31
-
Empregos11 horas ago
10 vaga(s) abertas para Auxiliar de inspeção para trabalhar em Hortôlandia
-
Nossa Região11 horas ago
Resultado do Vida Cap Campinas: confira os ganhadores do sorteio de 30/03/2025
-
Nossa Cidade11 horas ago
Rua sem Saída no Amanda I enfrenta problemas de iluminação
-
Empregos11 horas ago
Operador de máquina para trabalhar em Hortolândia
-
Animais Perdidos11 horas ago
Tuco e Jorge perdidos no Nova América
-
Outros1 dia ago
Mega-Sena 2846: confira os números sorteados em 29/03
-
Nossa Região11 horas ago
Parlamento Metropolitano da RMC Debate Saúde Pública em Reunião na Câmara de Hortolândia