Hortolândia realizou ontem (31), uma capacitação para aprimorar as equipes de atendimento de qualidade sobre Sífilis em gestantes e Leptospirose. A ação, que ocorreu na Câmara Municipal, contou com a participação de 65 profissionais das áreas de Atenção Básica e Especializada, além de Urgência e Emergência, com o objetivo de fortalecer o atendimento seguro e qualificado à população.
Durante a formação, eles receberam orientações detalhadas sobre a Sífilis em gestantes, incluindo sintomas, formas de tratamento e as possíveis complicações que a doença pode causar tanto para a mãe quanto para o bebê.
A enfermeira Ana Flavia Valentim Tonti, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, explicou que abortos e má-formações congênitas estão entre os principais riscos quando a doença não é diagnosticada e tratada adequadamente.
A enfermeira também destacou que essa capacitação é fundamental, especialmente porque a Secretaria de Saúde implementou uma ampliação nos exames de pré-natal para detectar a Sífilis em gestantes, devido ao aumento de casos nos últimos anos. “A decisão de aumentar o número de exames em gestantes se alinha com as recomendações do Ministério da Saúde para enfrentar a crescente taxa de Sífilis em gestantes no país”, ressaltou.
Além da Sífilis, a capacitação abordou a Leptospirose, atualizando os profissionais sobre os protocolos de atendimento recomendados pelo Ministério da Saúde.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98