Hortolândia continua atenta às atividades de prevenção às arboviroses e ao combate ao Aedes aegypti. Nesta semana, a cidade segue com a Análise de Densidade Larvária (ADL), uma ação excepcional realizada em função do aumento das chuvas e das altas temperaturas, que favorecem a proliferação do mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. As equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), vinculada à Secretaria de Saúde, estão visitando imóveis residenciais nas regiões do Jardim Amanda e Jardim Carmem Cristina, com a previsão de concluir a ADL ainda nesta semana.
A Análise de Densidade Larvária é uma medida importante para monitorar e reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti. O veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso, explicou que a ação é essencial, pois nos últimos dias foram detectadas quantidades crescentes de larvas do mosquito em imóveis visitados durante a fiscalização casa a casa. Essas informações são fundamentais para direcionar as ações de combate ao mosquito, que inclui o controle de criadouros e a conscientização da população.
Dados sobre o Aedes aegypti e as arboviroses
A ADL realizada pela UVZ em outubro apontou um índice de 1,5, considerado médio. A análise consiste na contagem de larvas de Aedes aegypti encontradas nas residências visitadas pelos agentes da unidade, e é uma ferramenta importante para avaliar a situação da infestação do mosquito na cidade.
Os dados obtidos orientam a Prefeitura em relação à necessidade de reforçar ou ajustar as estratégias de prevenção e combate à Dengue, especialmente com a chegada do verão, que começa no dia 21 de dezembro.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98