Os agentes de saúde de Hortolândia deram início à Análise de Densidade Larvária (ADL), uma importante ação que visa verificar a presença de larvas do aedes aegypti em imóveis. A ADL consiste nessa contagem durante as visitas domiciliares.
Durante o período de trabalho, que deve durar 15 dias, os agentes realizarão visitas aleatórias em residências de diversas regiões da cidade, selecionadas por meio de sorteio dos quarteirões a serem percorridos. Estima-se que aproximadamente 3.000 imóveis serão visitados durante a ADL.
O objetivo é, além de identificar, também recolher as larvas do Aedes aegypti encontradas, registrando a quantidade para calcular o Índice de Breteau.
O que é o Índice de Breteau, considerado pelos agentes de saúde?
Esse índice mede a proporção de larvas encontradas em relação aos recipientes com água parada, sendo dividido em três escalas:
- de 0 a 1 é considerado baixo;
- de 1 a 4 é médio e;
- acima de 4 é alto.
A ADL é realizada três vezes ao ano e, na última análise, o índice registrado na cidade de Hortolândia foi de 1,9, considerado médio. A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) reforça a importância da colaboração dos moradores, solicitando que permitam a entrada dos agentes em suas residências durante as visitas para a realização da ADL.
Vale ressaltar que os agentes estarão devidamente identificados com crachá e uniforme e que não solicitam dados bancários ou informações pessoais dos moradores, realizando apenas o trabalho de coleta de larvas.
Em caso de dúvidas ou para obter orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98