Resultado, relativo aos quatro primeiros meses de governo, é devido ao controle e à fiscalização permanente da Prefeitura no Terminal Metropolitano
Quatro meses após retomar o controle do serviço de transporte municipal e implementar fiscalização contínua e ostensiva no Terminal Metropolitano de Hortolândia, a Prefeitura colhe os primeiros frutos positivos da ação: 95% dos horários cumpridos e aumento no número de passageiros transportados. Os números foram divulgados pelo prefeito Angelo Perugini, em entrevista coletiva sobre os 100 primeiros dias de governo, na última quinta-feira (20/04). Colocar o transporte público para funcionar com mais eficiência, segurança e qualidade é o objetivo do atual governo.
A medida foi implantada em janeiro deste ano. Naquela época, o ICV (Índice de Cumprimento de Viagens) girava em torno de 80%. Com a atuação diária dos agentes, este número chegou a 95%, mas o objetivo é alcançar os 100%. Dados da Secretaria de Mobilidade Urbana mostram que, neste período, o número de passageiros transportados por dia subiu de 9.000 para 9.800.
“Houve uma grande evolução”, avalia a secretária-adjunta de Mobilidade Urbana, Sandra Zaith. “Mas queremos ainda mais. No Brasil, 97% de ICV é um número considerado aceitável. Porém, queremos atingir um índice menor de falhas comprovadas e justificadas, de eventos imprevistos, como um pneu furado, um acidente, e não ocorrências por falha do operador do sistema,” explicou. Segundo ela, a fiscalização constante é a principal razão para os bons índices, que revertem em um melhor serviço prestado à população. “Quando há falhas e a viagem programada é perdida, a empresa é autuada e multada”, informa. É o que acontece na prática quando a Prefeitura “retoma o controle do serviço”, como destacou Perugini aos jornalistas.
Sandra explica que o aumento no número de usuários transportados tem a ver com o aumento na confiabilidade no serviço, na percepção de que, agora, os ônibus municipais circulam nos horários previstos e, se há acidentes ou motoristas adoentados, são prontamente substituídos.
Atualmente, a frota municipal é composta por 31 veículos, mais quatro que ficam na reserva. Por dia, há 589 viagens programadas, em 18 linhas em funcionamento, com o total de 9.800 passageiros transportados.
Como é feita a fiscalização no Terminal
Os agentes de trânsito da Prefeitura atuam no Terminal Metropolitano das 6h às 22h50, diariamente, fiscalizando os veículos que compõem a frota urbana, de responsabilidade da Viação Lira, concessionária do transporte coletivo urbano. Na planilha que afere o ICV, registram prefixo e número do veículo, horários de chegada e de saída, sentido da viagem, número de pessoas e dados sobre o estado geral do veículo. Se percebem avarias como lâmpadas queimadas, pneus cortados ou carecas, por exemplo, encaminham o coletivo imediatamente para manutenção na garagem. Se detectam carro quebrado ou motorista faltando, solicitam pronta substituição. O objetivo é oferecer conforto, segurança e mais agilidade na prestação do serviço, o que, para a população, significa respeito e confiança.
Logo após assumir a Administração, o prefeito Angelo Perugini orientou a equipe gestora a implantar novo modelo de transporte na cidade: foi criada a Secretaria de Mobilidade Urbana, está sendo testado o ônibus elétrico e estão sendo realizadas plenárias da mobilidade, reuniões com a comunidade para ouvir sugestões, críticas e detectar prioridades nesta área, dentre outras medidas.
A Prefeitura realiza ainda outras medidas para aprimorar o sistema e os serviços prestados à população, como o inventário da frota (feito para conhecer o estado atual dos veículos em circulação) e protocolos de fiscalização periódica. Além disso, a Administração já trabalha para dobrar o número de ônibus do transporte urbano, ampliar a quantidade de linhas e reduzir o tempo de viagem.
Fonte: Pref. Hortolândia
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