6 de julho de 2024
Nossa Cidade

Hortolândia recebe prêmio Prefeitura Inovadora 2024 pelo projeto de Robótica Educacional

robótica educacional

Hortolândia conquista mais um importante reconhecimento por suas iniciativas de se consolidar como município inteligente e sustentável. A cidade foi agraciada com o prêmio Prefeitura Inovadora 2024 pelo projeto Robótica Educacional. A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, na próxima quarta-feira (10).

O prêmio, concedido pela Rede Cidade Digital, reconhece esforços para fomentar governos digitais e mais eficientes desde 2012. Hortolândia receberá o prêmio ao lado de outros municípios da região que também foram contemplados.

Projeto Robótica Educacional

Lançado no ano passado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto Robótica Educacional: Aprender, Brincar e Se Conectar busca desenvolver habilidades como criatividade, experimentação e trabalho em equipe entre os estudantes. Atualmente, o projeto beneficia 26.000 alunos das 61 unidades da rede municipal de ensino, abrangendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II. No mês passado, as escolas participantes receberam novos notebooks.

O projeto utiliza kits da empresa Alpha Mecatrônica, que contêm peças recicláveis, motores, baterias e sensores, além de um pequeno robô chamado ROB para a Educação Infantil. Esses recursos estimulam a aprendizagem e a lógica de programação de maneira lúdica, incentivando a criatividade das crianças.

Desde o início do projeto, profissionais da educação passam por formações específicas para implementar os novos conteúdos e práticas em sala de aula. O projeto faz parte do Currículo Municipal Integra Saberes, que inclui o conceito de Letramento Tecnológico, a capacidade de ler e escrever em suportes digitais.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto atende a cinco das 10 competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), promovendo o uso crítico e ético das tecnologias digitais. Além disso, busca fomentar o interesse dos alunos pela inovação e pelo campo STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), desenvolvendo habilidades essenciais para prosperar em uma sociedade tecnológica em constante mudança.

Além deste reconhecimento, Hortolândia também foi premiada como uma das três melhores cidades do país na categoria Cidade Sustentável no evento Smart City Expo Curitiba, realizado em abril. A cidade foi destacada por seu trabalho exemplar na eficientização energética, com a instalação de 21 usinas solares em pontos estratégicos. Esta iniciativa reduzirá significativamente a emissão de carbono e resultará em uma economia estimada de mais de R$ 4 milhões por ano na conta de energia de 200 prédios públicos municipais.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98