Nossa Cidade
6º Hortolendo mobiliza mais de 30 mil pessoas

Evento que aconteceu no domingo (15/05) no parque Creape teve distribuição gratuita de livros e atividades para família
O clima ensolarado foi um atrativo a mais para as famílias irem ao 6º Hortolendo passar um dia agradável em meio a livros e várias atividades. O evento, que tem como objetivo despertar em crianças e jovens o gosto pela leitura, aconteceu no domingo (15/05) no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago II, e mobilizou mais de 30 mil pessoas, de acordo com a Secretaria de Educação.
Festa literária realizada pela Prefeitura de Hortolândia, o Hortolendo deste ano comemorou os 25 anos do município. Para estimular esse hábito, a Secretaria de Educação distribuiu gratuitamente 25 mil livros em oito pontos espalhados pelo parque.
Neste ano com o tema “Era uma vez… contos de fadas e outras histórias”, o Hortolendo teve 17 tendas temáticas, das quais 14 tiveram exposição de trabalhos feitos por alunos da rede municipal de ensino a partir da leitura de contos infantis conhecidos.
Indo pela primeira vez ao evento, a moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima, Tania Sampaio, de 29 anos, destacou a iniciativa de oferecer livros gratuitos. “É um incentivo muito bom para as crianças começarem a ler já desde cedo”, disse.
As tendas chamaram a atenção da dona de casa Jaqueline Cipriano, de 28 anos, moradora do Jardim Sumarezinho, e de sua filha Maria Eduarda, de 3 anos. “Gostei das tendas. Elas estão mais enfeitadas do que no ano passado. A que mais gostei foi a da Branca de Neve”, contou ela, enquanto folheava um livro junto com a filha.
Troca de livros
Um dos espaços mais procurados foram as ilhas Hora de Ler, onde havia contadores de histórias e livros à disposição do público. Na ilha localizada próximo ao palco principal, a contadora de histórias Marcela Souza quase não teve tempo de ficar parada. “O movimento foi grande e diversificado. Tem crianças que chegam e pedem para lermos um livro para elas, outras leem pra gente. Ou ainda os pais leem juntos com os filhos”, diz.
Outro espaço que atraiu os visitantes foi a Banca de troca de livros, ação realizada pela Biblioteca Central “Terezinha França de Mendonça Duarte”, órgão da Secretaria de Cultura. A Banca recebeu 1.120 títulos de gêneros variados como literatura nacional, estrangeira, infantil, quadrinhos, gibis entre outros. No total, foram realizadas 2.779 trocas, no esquema de um livro por outro livro. De acordo com dados da Biblioteca, a Banca recebeu visitação de cerca de 1.500 mil pessoas. Seguindo o tema deste ano do Hortolendo, a Banca teve atendentes caracterizadas com fantasias de fadas.
A programação teve ainda várias atividades. A criançada pôde se divertir com pintura de rosto e tendas de bexigas. Houve ainda apresentações artístico-culturais e espetáculos de contação de histórias.
Já para quem gosta de música, o Hortolendo foi um prato cheio com atrações variadas: a Banda Municipal e os grupos Da campana Pra Fora e Madeira Brasil, todos sob regência do maestro Beltrami; o cantor Mazinho Quevedo e a Orquestra de Viola Caipira de Hortolândia e o grupo Pioneiros do Catira, os dois últimos coordenados por Mestre Chiquinho; fanfarra com a banda da EE (Escola Estadual) Profª Liomar Freitas Câmara; os corais do Núcleo de Crianças Vinde a Mim e da Associação “Casa da Criança Feliz”; e a apresentação “Brincando com a Música”, com professores de Música da rede municipal de ensino.
Em meio a tantas atividades, o público pôde recuperar as energias na praça de alimentação. A estrutura do evento contou ainda com equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e banheiros químicos, inclusive para pessoas com deficiência.
Para a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, o balanço do 6º Hortolendo foi positivo. “Foi um sucesso! As famílias chegavam com sorrisos no rosto, livros nas mãos, bexigas, pipoca. Participavam das tendas literárias, do palco, da praça de alimentação! Tudo ocorreu muito bem e em paz! Agradeço a todos que trabalharam direta e indiretamente neste evento tradicional de aniversário da cidade”, destaca. Outro ponto positivo do evento foi o comportamento do público. De acordo com a Secretaria de Educação, o público fez a sua parte e colaborou com a limpeza do Creape, gerando menor quantidade de lixo do que na edição passada do Hortolendo.
Fonte: Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98-
Rodeio 20254 horas ago
Festa do Peão Hortolândia 2025: vendas presenciais começam dia 31
-
Empregos13 horas ago
10 vaga(s) abertas para Auxiliar de inspeção para trabalhar em Hortôlandia
-
Nossa Região13 horas ago
Resultado do Vida Cap Campinas: confira os ganhadores do sorteio de 30/03/2025
-
Nossa Cidade13 horas ago
Rua sem Saída no Amanda I enfrenta problemas de iluminação
-
Empregos13 horas ago
Operador de máquina para trabalhar em Hortolândia
-
Animais Perdidos13 horas ago
Tuco e Jorge perdidos no Nova América
-
Outros1 dia ago
Mega-Sena 2846: confira os números sorteados em 29/03
-
Nossa Região13 horas ago
Parlamento Metropolitano da RMC Debate Saúde Pública em Reunião na Câmara de Hortolândia