Ação, em parceria com a EPTV, alertou para riscos da proliferação do mosquito e recolheu seis toneladas de objetos sem uso
O cerco contra o Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Febre Chikungunya, avança em Hortolândia. No último sábado (18/02), agentes da Prefeitura voltaram às ruas do Jd. Amanda, maior bairro do município, para orientar moradores sobre os riscos das três doenças e também eliminar criadouros do mosquito. A ação integra o 2º Mutirão Regional, promovido pela EPTV, em parceria com as prefeituras da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Os 65 servidores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), da Defesa Civil e agentes comunitários de saúde visitaram 2.094 residências. Apesar da distribuição prévia de 10 mil panfletos anunciando a presença da força-tarefa, a equipe encontrou 858 casas fechadas, que precisarão ser revisitadas nesta semana, de segunda a sexta-feira. O número equivale a 29% de meta prevista.
Durante a ação, um caminhão da “Operação Cata-Bagulho”, da Secretaria de Serviços Urbanos, recolheu mais de seis toneladas de materiais sem uso, que poderiam acumular água e servir de eventuais criadouros do mosquito, tais como pneus velhos, baldes, latas, vasos, vasilhas e garrafas pet. Tudo o que foi recolhido foi encaminhado à URE-Hortolândia (Usina de Reciclagemde Entulhos), no Parque Perón.
Em Hortolândia, foram registrados, neste ano, 290 casos de Dengue, sendo nenhum positivo, 11 negativos e 279 aguardando confirmação. Até o momento, há três casos importados de Febre Chikungunya registrados, com um óbito, e nenhum caso de Zika notificado.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98