Nossa Cidade

1ª Conferência Municipal de Saúde Mental consolida propostas que serão apresentadas em evento estadual

Prefeito Zezé Gomes destacou importância do município ter um olhar diferenciado aos pacientes com transtornos mentais

Um momento para consolidar propostas exequíveis para melhorar a rede pública de saúde mental do município. Foi com esse objetivo que a Prefeitura de Hortolândia realizou a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental, no sábado (02/04). Participaram do evento cerca de 150 pessoas, dentre moradores, trabalhadores da saúde e representantes do Conselho Municipal de Saúde.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes destacou a importância do município ter um olhar diferenciado para cuidar de pacientes com transtornos mentais. “As sugestões e propostas discutidas na conferência serão apresentadas no encontro estadual, previsto para acontecer entre abril e maio deste ano. Temos que ter um olhar diferenciado para cuidar muito bem daqueles que mais precisam de atendimento em saúde mental. Por isso, quero parabenizar a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde por essa importante iniciativa”, salientou Gomes.   

A conferência teve como tema central “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS (Sistema Único de Saúde)”. As discussões foram divididas nos seguintes eixos temáticos: Cuidado em liberdade como garantia de direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Para a coordenadora do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Leici Santana, o balanço final do evento foi positivo. “Realizar pela primeira vez a conferência foi uma grande conquista para o município, por dar visibilidade a um tema tão importante que é a saúde mental. O resultado final foi positivo em virtude da participação popular, dos trabalhadores da saúde e do conselho municipal. Discutimos temas que foram previamente levantados nas pré-conferências. Dentre os principais temas discutidos foram capacitação e qualificação para os profissionais e trabalhadores da rede de saúde mental para assegurar cada vez mais cuidados a pacientes com transtornos mentais”, destaca Leici. 

Na conferência também foi feita a escolha dos representantes do município que participarão da Conferência Estadual. Foram escolhidos 24 representantes, dos quais 12 do segmento usuários, seis trabalhadores da saúde, e seis do poder público/profissionais ou trabalhadores terceirizados.

As sugestões e propostas discutidas na conferência serão apresentadas na conferência estadual, prevista para acontecer entre abril e maio, e na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que será realizada pelo Ministério da Saúde, entre os dias 8 a 11 de novembro, em Brasília (DF). De acordo com o Ministério da Saúde, a Conferência Federal visa construir e atualizar as políticas públicas de saúde mental.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...