A FPF anunciou o novo formato do Paulistão a partir de 2026. A entidade paulista reduziu as datas por imposição da CBF, que decidiu que o Brasileirão começaria mais cedo no ano que vem.
Serão oito partidas na fase preliminar, quartas de final e semifinais em partidas únicas e final no sistema ida e volta.
O formato encontrado pela FPF, no entanto, torna a vida dos times grandes, mais complicada. Cada um dos quatro gigantes paulistas enfrentará num espaço de oito partidas, os três principais rivais, além de Mirassol que faz grande campanha em 2025 ou Bragantino que deve seguir na primeira divisão.
Ou seja, metade dos jogos da fase preliminar serão contra adversários grandes ou da primeira divisão. Anteriormente, cada um dos times quatro partidas a mais.
Nesse formato, as equipes que tiverem maus resultados diante dos seus rivais, podem encontrar maiores dificuldades para se classificar.
Estratégia da FPF
A situação foi pensada pela organizadora do Paulistão. O campeonato era o único estadual considerado lucrativo para os clubes participantes, por conta da boa cota de TV negociada.
Com a imposição da redução de datas, a FPF entendeu que para manter os clubes focados no campeonato e ele seguir sendo interessante para as emissoras, deveria focar nos jogos entre as grandes equipes na fase preliminar.
Inspiração da Champions League
A ideia é semelhante a da Liga dos Campeões, que instituiu uma “fase de liga” antes do mata-mata. Porém, a UEFA criou o formato para atender a demanda dos grandes clubes que organizavam a Super Liga. A ideia dos principais clubes do continente era enfrentar mais vezes os demais gigantes e para frear o novo campeonato, o formato que é semelhante ao do Paulistão aumentou o número de partidas.
Quando acontece o Paulistão?
A previsão é para o campeonato começar em 11 de janeiro e terminar em 8 de março.
Serão 16 equipes, oito classificados para o mata-mata e dois rebaixados.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









