O Paulistão 2026 já tem data para começar. A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou que a competição terá início no fim de semana de 11 de janeiro, com encerramento previsto para a primeira quinzena de março. O calendário mantém o formato mais curto adotado nas últimas edições e reserva uma primeira fase intensa, com apenas oito rodadas e a realização de seis clássicos logo no início do torneio.
Atual maior campeão estadual, o Corinthians estreia em casa contra a Ponte Preta. O Palmeiras, vice-campeão em 2025, inicia sua campanha fora de seus domínios, diante da Portuguesa. O São Paulo também começa como visitante, enfrentando o Mirassol, enquanto o Santos faz sua partida inaugural na Vila Belmiro, contra o Novorizontino. Entre as novidades, o Primavera disputa pela primeira vez a elite estadual e encara o Guarani, em Campinas.
Novo formato promete mais equilíbrio
A grande mudança do Paulistão 2026 está na fórmula de disputa. Inspirado na UEFA Champions League, o campeonato deixa de lado os grupos fixos e adota um sistema de potes. Com isso, os clubes enfrentam adversários de diferentes níveis técnicos ao longo da primeira fase, aumentando o grau de competitividade.
Cada equipe disputará oito partidas — quatro em casa e quatro fora. Ao fim dessa etapa, os oito melhores colocados avançam às quartas de final, que serão disputadas em jogo único, com decisão por pênaltis em caso de empate. As semifinais seguem o mesmo modelo, enquanto a grande final tem data prevista para o dia 8. Os dois últimos colocados serão rebaixados ao Paulistão A2 de 2027.
Medidas para melhorar o espetáculo
Além do novo regulamento, a FPF anunciou mudanças operacionais voltadas à qualidade do jogo. A partir de 2026, todas as partidas terão paradas obrigatórias para hidratação, totalizando quatro minutos por jogo. A entidade também prometeu ações para aumentar o tempo de bola rolando, com maior rigor da arbitragem contra cera, simulações e atrasos em reinícios.
Onde assistir ao Paulistão 2026
O campeonato seguirá com forte presença multiplataforma. A transmissão dos jogos ficará a cargo da Record TV, TNT Sports, com exibição no canal TNT e na plataforma HBO Max, e da CazéTV, no YouTube. A TNT Sports exibirá todas as partidas do torneio, enquanto Record e CazéTV dividirão jogos da primeira fase e das etapas decisivas.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98











