A Noruega carimbou seu retorno à Copa do Mundo com uma atuação de grande peso. Neste domingo (16), a seleção comandada por Stale Solbakken venceu a Itália por 3 a 1, fora de casa, e confirmou a liderança do Grupo I das Eliminatórias Europeias. O resultado, conquistado com gols de Antonio Nusa e dois de Erling Haaland, sela a campanha da geração mais talentosa da história norueguesa.
A partida começou com pressão italiana, e Francesco Pio Esposito abriu o placar aos 11 minutos. A reação norueguesa veio somente na segunda etapa. Nusa empatou aos 63 minutos e iniciou a virada. Depois, Haaland assumiu o protagonismo: marcou aos 78 e aos 79 minutos, garantindo a vitória e reforçando seu papel decisivo no projeto que levou o país de volta ao Mundial.
Haaland é o grande nome da seleção da Noruega
Solbakken destacou a evolução ofensiva da equipe. “Ofensivamente, temos jogadores com um certo ‘fator X’. Sentimos que podemos sempre marcar um gol. Os outros jogadores sabem que o Erling Haaland é nosso jogador mais decisivo e que precisamos garantir que ele receba a bola nas áreas certas. Nos anos 90, quando eu jogava, era o contrário”, afirmou o treinador.
A presidente da federação, Lise Klaveness, ressaltou a dimensão da mudança vivida pelo futebol norueguês. “Ter Martin e Erling na nossa equipe me dá arrepios. Significa que temos que mudar, em termos de segurança e logística. Há uma sensação de que agora é a nossa vez. Que a primavera está chegando, depois de um longo inverno”, disse.
O estilo também mudou. A antiga seleção conhecida pelo jogo direto e físico foi substituída por uma equipe que assume riscos e valoriza a posse. “Essa seleção assume mais riscos, porque essa é a mentalidade deles. Ainda priorizamos o lado defensivo, mas não acho que esse time prosperaria sem a oportunidade de se provar com a bola. Eles são mais avançados na forma como jogam no ataque e precisam dessa sensação de liberdade”, explicou Solbakken.
Com a vitória e a liderança do grupo, a Noruega disputará sua quarta Copa do Mundo. Desta vez, porém, chega com ambição renovada, futebol ofensivo e jogadores habituados ao protagonismo nos maiores palcos do mundo. A expectativa é ir além das oitavas de final de 1998, e transformar a melhor geração de sua história em uma trajetória ainda mais grandiosa.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98











