Com o intuito de promover a prática de ciclismo como atividade inclusiva de gênero o Grupo de Cicloturismo “Amigos da Bike” de Hortolândia/SP realizou na manhã de domingo (25) a 1º EDIÇÃO DO PEDAL ROSA.
O encontro reuniu dezenas de mulheres, o percurso teve início no Corredor Metropolitano na região do Jardim Novo ângulo e seguiu até o Parque Socioambiental irmã Dorothy Stang no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Durante o trajeto um carro de som animou o comboio.
A iniciativa do Pedal Rosa é fazer com que as mulheres participem mais das atividades, de acordo com o Líder e fundador do grupo Gerson Henrique a quantidade de mulheres que pedalam atualmente é muito desproporcional. “Temos a intensão de incluir mais mulheres em nosso grupo de pedal e no futuro criarmos um grupo apenas de mulheres; coordenado por mulheres; a participação feminina atualmente é muito baixa, estamos trabalhando para melhorar isso.” Afirmou Henrique.
Outro que que frisou a importância da participação feminina foi o cicloativista Walther Barros. “As mulheres ao longo dos anos tem ocupado os espaços antes não ocupados na sociedade, nosso objetivo é proporcional um espaço acolhedor para as mulheres; a participação delas no grupo de pedal é um muito importante, temos que corrigir esta falha” relata Barros.
A organização do Pedal Rosa foi aprovado pelas participantes. A ciclista iniciante Agda Padovam, Líder de Produção, em entrevista destacou o acolhimento e a motivação do grupo. “Foi um momento especial para descontrair, distrair, refletir; fazer novas amizades, um domingo lindo na rua com pessoas que só querem qualidade de vida e muito sorriso.” Relatou.
Muito motivada a profissional liberal, Ane Schiochet, também relatou a experiencia em participar do passeio e convidou as mulheres a participarem do grupo. “Tive uma experiência fantástica de superação no Pedal das Mulheres, andar de bicicleta é superar seus medos, seus anseios…e ter a certeza de que no final da “pedalada” você tem a medalha da Mulher Maravilha que existe em você”. Descreve Schiochet.
A animação contagiou todas as mulheres ao longo do percurso, uma das mais animadas era a ciclista Fabíola Barcelar, que não escondeu a alegria contagiante do Pedal Rosa. “O Pedal Rosa foi incrível, pude aproveitar cada segundo, de muita alegria, motivação e acima de tudo muita saúde.” Descreve.
O grupo mantém uma programação especial para os ciclistas iniciantes que acontece todas as segundas-feiras às 19h15 e o ponto de partida acontece no Posto Ipiranga do Jardim Novo Ângulo. A atividade dura em torno de 2h, percorre cerca de 25km e é voltada para pessoas acima de 18 anos. Para participar é necessário ter na magrela todos os equipamentos sinalização e de segurança; e portar o capacete, luva e, se possível, óculos noturnos.
A comunidade “Amigos da Bike” também tem se movimentado para cobrar das autoridades do município a construção de mais ciclovias e ciclofaixas, o grupo mantém um canal direto de diálogo com a secretária de mobilidade urbana.
Para maiores informações sobre o Pedal para iniciantes o interessado pode falar através dos números (19) 98109-8631 Gerson ou (19) 97120.6062 Walther (Whatssap).
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98