A Fórmula 1 está na reta final da temporada, mas as atenções já se voltam para 2025. Uma das mudanças anunciadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) é a eliminação do ponto extra atribuído pela volta mais rápida da corrida.
A novidade chamou a atenção de fãs e apostadores, uma vez que a nova regra pode influenciar os palpites no F12 Bet Brasil, tornando a análise das corridas ainda mais crucial. Ao jogar, saiba quando apostar e quando parar.
A pontuação bônus foi introduzida na Fórmula 1 em 2019 para trazer mais emoção às corridas, permitindo que até mesmo pilotos distantes da disputa pela vitória tentassem garantir a volta mais rápida e, assim, ganhar pontos extras.
FIA retira ponto extra para 2025
A Federação Internacional de Automobilismo confirmou que o ponto extra deixará de existir na Fórmula 1 após a temporada 2024. A bonificação está sendo retirada sob aprovação do Conselho Mundial de Esporte a Motor.
Na última semana, a FIA realizou uma reunião presidida pelo executivo Mohammed Ben Sulayem, com a participação de Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1.
Durante o encontro, discutiram-se temas polêmicos, como o sistema de pontuação extra para a volta mais rápida, que só é concedido ao piloto que finaliza entre os 10 primeiros, influenciando prognósticos e análises.
Essa regra gerou controvérsia no GP de Singapura, quando Lando Norris, competindo pelo título, registrou a melhor volta. No entanto, Daniel Ricciardo, que estava em 18º lugar, fez a volta mais rápida, mas como estava fora do top 10, não recebeu o ponto, impedindo Norris de aumentar sua pontuação.
“Parte de mim está – e não estou falando mal do Lando – mas parte de mim está torcendo para que Max seja campeão por um ponto, porque acho que, se isso acontecer, garanti a mim mesmo um ótimo presente de Natal. Obviamente, sim, fiz isso pensando um pouco na RBR. Mas também, talvez, tenha sido só para ter uma última chance de fazer uma volta rápida, se for o caso (dele sair da RB)”, admitiu Ricciardo.
Essa situação não caiu bem na McLaren, equipe de Lando Norris. Após isso, passou a gerar debates sobre manter ou não a pontuação, até que a FIA chegou à decisão de retirar.
Fórmula 1 já tem quase todos os pilotos definidos para 2025
Com 20 vagas disponíveis, duas em cada uma das 10 equipes, restam apenas duas vagas abertas para pilotos na Fórmula 1 em 2025. A principal mudança é Lewis Hamilton, que será piloto da Ferrari.
Confira como está a situação de cada equipe.
- Ferrari – Lewis Hamilton (até 2027) e Charles Leclerc (plurianual)
- Red Bull – Max Verstappen (até 2028) e Sergio Pérez (até 2026)
- McLaren – Oscar Piastri (até 2026) e Lando Norris (até 2027)
- Mercedes – George Russell (até 2025) e Kimi Antonelli (plurianual)
- Aston Martin – Fernando Alonso (até 2026) e Lance Stroll (plurianual)
- Alpine – Pierre Gasly (plurianual) e Jack Doohan (plurianual)
- Haas – Oliver Bearman (até 2025) e Esteban Ocon (plurianual)
- Williams – Carlos Sainz (plurianual) e Alexander Albon (plurianual)
- Sauber – Nico Hulkenberg (plurianual)
- RB – Yuki Tsunoda (até 2025)
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98