Competição inclusiva será em Hortolândia com a participação de crianças e adolescentes na faixa etária de 03 a 14 anos de idade
Cento e cinquentacrianças e adolescentes vão participar da Corrida Kids Pernas Voluntárias, neste domingo (09/10), em Hortolândia. A competição inclusiva é promovida pelo Instituto Pernas Voluntárias de Hortolândia com o apoio da Prefeitura e do canal Momento Corrida que incentiva a prática esportiva por meio das mídias sociais. O evento será a partir das 8h no Observatório Ambiental Parque Escola, antigo Crepe, localizado na Rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago II, em Hortolândia.
Os inscritos são da faixa etária dos 03 aos 14 anos de idade, com ou sem deficiência física ou cognitiva. Os percursos variam de 50 a 400 metros, de acordo com a faixa etária do participante. Haverá a categoria PCD com as crianças do projeto Pernas Voluntárias. De acordo com a Speedcrono, empresa que organiza a competição, os inscritos receberão o kit atleta composto por número do peito, camiseta do evento e medalha.
A presidente do Instituto Pernas Voluntárias, Cristiane Rocha, informa que 15 pessoas com deficiência física atendidas pelo projeto, que participam das corridas de rua, vão abrir o evento a bordo dos triciclos adaptados, que são empurrados por voluntários durante as competições inclusivas. O objetivo é que o público conheça, na prática, parte do trabalho realizado pelo Instituto.
“Nosso objetivo é incentivar a prática esportiva desde a infância e possibilitar que as crianças vivenciem a inclusão de PCDs na prática. Vamos comemorar o Dia das Crianças de uma maneira diferente, divertida e inclusiva. Além da corrida, estamos preparando várias atrações, surpresas para a garotada”, afirma Cristiane.
Fundado em 2016, o Instituto Pernas Voluntárias promove a inclusão de pessoas com deficiência física e cognitiva, por meio de corridas de rua e atividades esportivas. Para realizar esse trabalho, o Instituto conta com cerca de 300 voluntários. São eles que vão empurrar os equipamentos de rodas (bicicletas, triciclos, skates, surf, todos adaptados), interagindo com a pessoa atendida pelo projeto. Atualmente, mais de 100 pessoas com deficiência participam das atividades.
Além dos voluntários que guiam os equipamentos adaptados, o Instituto conta com o apoio de profissionais de diversas áreas (psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentre outros) que doam seu tempo para auxiliar as famílias das pessoas com deficiência.
O projeto também realiza trilhas com cadeiras adaptadas, oficinas de pintura em tela, balé inclusivo (parceria com o Projeto Mais Dança), e promove festas inclusivas em datas comemorativas como Páscoa e Natal.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98